Peritos do Amazonas desenvolvem técnica para detecção de cocaína 'camuflada'
Metodologia poderá ser usada por órgãos fiscalizadores e forças de segurança do Estado.
![]() |
Foto: Divulgação. |
Peritos do Instituto de Criminalista Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB) desenvolveram nova técnica para identificar, preliminarmente, a cocaína, mesmo que misturada a outras substâncias que alterem sua cor natural. O método poderá ser empregado em revistas por órgãos fiscalizadores e forças de segurança do Estado.
Participaram do desenvolvimento da metodologia os peritos Madson Nascimento, Midory Hiraoka, Ana Karolina Freitas de Souza e Najara Marinho, todos formados na área da Química.
A equipe começou a desenvolver o novo método a partir da demanda de agentes da Receita Federal, que indicaram problemas para constatar a presença da droga nos procedimentos de fiscalização. 'A cocaína preta', quando incorporada a outros produtos, como café, chocolate e açaí, passa despercebida pelos antigos métodos de identificação.
Pioneiros
Najara Marinho, uma das realizadoras do projeto e diretora do Instituto de Criminalística, afirma que o método é exclusividade do Amazonas. "A 'cocaína preta' é uma novidade. A gente imagina que outros estados devem estar em busca de uma alternativa para que esse teste preliminar seja positivo. A gente não tem conhecimento de algum estado que tenha usado essa nossa metodologia", declarou.
Comente aqui