Helicóptero desaparece na Floresta Amazônica; três pessoas estavam a bordo
Aeronave está desaparecida desde quarta-feira (16/08), entre os estados do Pará e Amapá.
![]() |
Foto: Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo. |
O helicóptero matrícula PR-BGF, que levava o funcionário da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) José Francisco Vieira, o piloto Josilei Gonçalves e um mecânico, identificado apenas como Gabriel, desapareceu em meio à Floresta Amazônica, na última quarta-feira (16/08), entre os estados do Pará e Amapá.
As buscas pela aeronave chegaram hoje (18/08) ao terceiro dia de duração. A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou mais um avião SC-105 Amazonas, fabricado pela Boeing, equipado com materiais de busca e salvamento, além de evacuação médica.
O voo
A aeronave saiu de uma Terra Indígena, na Aldeia Bona, localizada no Parque Nacional do Tumucumaque, no Pará, e tinha como destino final a cidade de Macapá, capital do Amapá. O helicóptero levantou voo às 12h e estava previsto para pousar às 14h do mesmo dia.
De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a equipe realizava um trabalho de inspeção das pistas de pouso na região do parque. O órgão reforça que ainda não há informações relativas à aeronave e aos passageiros.
Comente aqui