Hemoam reforça que doadores de sangue têm prioridade em filas de atendimento

Lei nº 14.626, que dá o direito aos doadores, foi sancionada no fim de julho pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Foto: Divulgação/Hemoam.

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) iniciou, nesta semana, uma campanha de divulgação, em seus canais institucionais, sobre a lei nº 14.626, sancionada no dia 20 de julho pelo vice-presidente da república, Geraldo Alckmin (PSB). A lei garante atendimento prioritário para pessoas doadoras de sangue em filas e guichês.

Conforme o texto da norma, a preferência nas filas vale depois de outros grupos prioritários, o que inclui: Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida; idosos; gestantes; lactantes; pessoas com crianças; pessoas obesas; e autistas.

Para que a preferência seja garantida, o doador terá de apresentar o comprovante de doação (válido por até 120 dias após a data de emissão). A nova lei também prevê que, caso não haja caixas, guichês ou atendentes específicos, as pessoas com prioridade deverão ser atendidas logo após a conclusão do atendimento que estiver ocorrendo.

Outros direitos

Os doadores fidelizados com a carteirinha, que comprovem ao menos duas doações anuais, têm direito a um check up por ano com exames de sangue e consulta com médico do Hemoam; meia entrada em cinemas, eventos culturais e esportivos; e isenção da inscrição em corridas de rua em Manaus.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.