Apagão atrapalha o trânsito e deixa cidades do AM sem água

Comércio também foi afetado pelo blecaute.

Foto: Reinaldo Okita.

O apagão nacional de energia, na manhã desta terça-feira (15/08), tirou semáforos de funcionamento e deixou cidades sem água no Amazonas. A falta generalizada de luz também prejudicou os comerciantes da região.

De acordo com a concessionária Amazonas Energia, houve um "desligamento intempestivo" do Linhão de Tucuruí, que fez com que a energia fosse embora às 07:32h. Além de Manaus, outros cinco municípios foram afetados: Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.

Sem água

A falta de energia também prejudicou o fornecimento de água em Manaus, Itacoatiara e Presidente Figueiredo. De acordo com a Águas de Manaus, todos os sistemas hidráulicos da cidade foram desligados e só serão retomados com a volta total do fornecimento de energia. A previsão é de que, a partir do reestabelecimento da rede elétrica, a água volte em até 24h.

Comércio

Já o comércio teve de improvisar para continuar operando. Muitos empreendedores recorreram às velas para iluminar os estabelecimentos, além de caixas de isopor com gelo para conservar alimentos e bebidas.

Escolas

As escolas públicas e algumas particulares tiveram de liberar os alunos mais cedo. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM) optou por encerrar as aulas após o horário da merenda escolar. A expectativa é de que o expediente escolar retome normalmente no período da tarde.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.