Ministra Rosa Weber lança versão indígena da Constituição em São Gabriel da Cachoeira

 Município concentra a maior população indígena do país.

Lançamento também contou com presença do TSE, ministra dos povos originários e Funai. Foto: Divulgação/Rony Santos.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, lançou, nesta quarta-feira (19/07), versão da Constituição Federal em língua indígena. A edição marca a primeira tradução oficial no idioma Nheengatu, tendo ocorrido o evento em São Gabriel da Cachoeira, cidade que concentra a maior população indígena do país.

Em seu discurso, Weber disse que o lançamento da Constituição promove a escuta e o debate intercultural com os povos originários. "Estamos aqui para vivenciar um momento de restauração, de promover a escuta e o debate intercultural. A Constituição Federal não é mero texto escrito, mas um sentimento enquanto alicerce da nossa democracia", pontuou a ministra.

Além dela, estiveram presentes na cerimônia a vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; a ministra dos povos originários, Sônia Guajajara; a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joenia Wapichana; além de autoridades locais.

No total, 15 tradutores indígenas bilíngues das regiões do Alto Rio Negro e Médio Tapajós atuaram na tradução do texto para o Nnheengatu, que é o tupi moderno.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.