Sepror participa do I Encontro Nacional de Gestores do Programa de Aquisição de Alimentos

O evento é uma realização do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome que vai acontecer em Brasília.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), vai participar do I Encontro Nacional de Gestores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal, em Brasília. O encontro vai apresentar a nova legislação do PAA e a construção conjunta das diretrizes de execução para 2023, através de palestras e relatos dos participantes.
A Sepror será representada pelo coordenador do Programa no Amazonas, Tânis Castro; e pelo subcoordenador, Felipe Miranda, que durante o primeiro dia do encontro, na terça-feira (09/05), vão conhecer a estrutura, os processos, as novidades e as Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e o papel do PAA.
Para o coordenador do PAA, Tânis Castro, “a participação do Amazonas no primeiro encontro de gestores estaduais, tem como objetivo principal celebrar a pactuação do PAA, através do termo de adesão que terá validade até novembro de 2027, com participação efetiva da agricultura familiar do estado no fornecimento de produtos da agricultura familiar para a garantia da segurança alimentar do estado”, concluiu o coordenador.

Dentre as pautas do encontro serão abordados temas como o impacto do PAA na visão dos beneficiários e unidades recebedoras que irão expor suas experiências, as  experiências do Banco de Alimentos do Distrito Federal, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e os equipamentos de alimentação e nutrição, O PAA e os povos indígenas e quilombolas, o papel da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na execução do PAA; as instituições financeiras na execução do PAA e a importância da participação social no programa de aquisição de alimentos.
O encontro vai encerrar na quarta-feira (10/05), com a Pactuação e Execução do PAA com os entes executores no ano de 2023, e a apresentação de experiência do estado do Ceará com o modelo de pactuação de estados com municípios e uma breve apresentação do novo Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (Sispaa).


FOTOS: Emerson Martins / Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.