Sepror encerra inscrição ao Garantia Safra com participação de 1.387 agricultores familiares

 Apoio de escritórios locais do Idam permitiu levar o programa a sete municípios da Calha do Juruá

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e coordenação estadual do Programa Garantia Safra 22/23, concluiu, sábado (29/04), com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), a etapa de inscrição de agricultores familiares da Calha do Juruá, dando prosseguimento ao processo de implementação do programa Garantia Safra 2022/2023 em sete municípios, totalizando 1.387 inscritos. Seguem agora os processos de classificação, homologação e adesão, para que sejam definidos os casos reais de necessidade de pagamento do benefício através do processo de verificação de perdas.
A informação é do coordenador do Garantia Safra no Amazonas, Heitor Liberato, ao anunciar que as próximas etapas do processo são a classificação e homologação dos inscritos no sistema próprio do programa, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
“Na sequência teremos o período de adesão dos inscritos, com aportes das participações de cada ator durante o processo, e, por último, a análise dos órgãos que definem a realidade das eventuais perdas de safra em cada município, para validar a necessidade de pagamento do benefício aos agricultores familiares considerados aptos. Esta última etapa compete ao Idam, juntamente com o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), disse Liberato.
Por fim, o coordenador destacou a atuação do Idam, por meio dos técnicos dos escritórios locais em cada município, “que não mediram esforços para chegar às mais distantes propriedades, utilizando diversos meios de locomoção via rios e estradas, para confirmar a realidade de cada agricultor familiar inscrito no Garantia Safra nos municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá”.
Garantia Safra – O estado do Amazonas é o único com cobertura diferenciada aprovada pelo MDA para dois períodos previstos dentro do Programa Garantia Safra: ocorrência de cheia e estiagem nas áreas plantadas dentro do prazo estabelecido para cada safra.
O programa é um benefício do Governo Federal, subordinado ao MDA, para apoiar agricultores familiares que estejam em municípios de determinadas áreas que tenham tido perdas de produção por problemas climáticos e necessitam de recursos para a segurança alimentar. O valor de cada benefício é de R$ 1.200,00.
FOTOS: Divulgação/Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.