I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas visa o desenvolvimento sustentável de 11 cadeias produtivas prioritárias

Workshop vai proporcionar um intercâmbio de conhecimento técnico e gerencial aos participantes 
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM), realizarão o I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, visando o desenvolvimento sustentável de 11 cadeias produtivas prioritárias no Estado.

O evento inicia, nesta quarta-feira (17/05), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na Avenida Constantino Nery, 5001, bairro Flores, Manaus, e na quinta-feira (18/05), em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), voltado a cadeia produtiva da banana e tem o intuito de reunir os produtores rurais que vivem da atividade e que buscam soluções inovadoras, além de integrá-los aos demais elos da cadeia, como as agroindústrias, comerciantes e investidores dos setores.

Workshops

As cadeias produtivas abordadas serão do açaí, abacaxi, banana, cupuaçu, castanha, citros, guaraná, mandioca, olerícolas, piscicultura e pecuária. O Workshop vai proporcionar um intercâmbio de conhecimento técnico e gerencial aos participantes, serão capitaneadas as demandas pertinentes as suas necessidades rurais e encaminhar as informações debatidas, em um plano de ação estratégico para todo o setor produtivo.

Os workshops terão dois dias de programação. No primeiro dia, será discutido técnica sobre demandas das cadeias, e no segundo dia, visitas, direcionadas para ações no campo, utilizando as técnicas desenvolvidas pelos pesquisadores, e colocando em prática junto aos produtores

Gastronomia

Durante o evento, a Abrasel-AM disponibilizará chefs gastronômicos de restaurantes parceiros, que realizarão receitas utilizando como ingrediente principal a cadeia produtiva relativa à data da programação. E que ao final serão degustados pelos participantes.

Para o presidente, Rodrigo Zamperlini, a participação no evento é importante para reforçar a culinária amazonense. “Para nós é muito gratificante participar desse projeto. É uma excelente oportunidade de colocarmos em prática as infinitas possibilidades que nossa culinária traz, a partir de insumos locais. Nossa gastronomia é farta e precisamos cada vez mais explorá-la”, disse Rodrigo.

Os eventos estão sendo planejados por pesquisadores da Embrapa, e técnicos do Sistema Sepror – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf); e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), para apresentar aos empreendedores rurais as tecnologias disponíveis e prospectar junto aos diferentes segmentos, as demandas prioritárias de cada cadeia produtiva.

Programação do mês de maio:

Workshop da cadeia da Banana

17/05 – DIA 1 – Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

18/05 – DIA 2 – Dia no Campo – Rio Preto da Eva

Workshop da cadeia do Cupuaçu

18/05 – DIA 1 – Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

19/05 – DIA 2 – Dia no Campo – Presidente Figueiredo

Fotos: Divulgação / Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.