Governo do Amazonas promove oficinas de beneficiamento de pescado em Iranduba

O curso contou com mais de 30 pescadores artesanais profissionalizados
 
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), encerrou, na quarta-feira (03/05), as oficinas de beneficiamento de pescado com ênfase nos embutidos e retirada de espinha, oferecidos aos pescadores artesanais do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
 
A curso iniciou, na terça-feira (02/05), com a carga horária de 16h, e capacitou mais de 30 pescadores artesanais.


“O objetivo é capacitar os pescadores e pescadoras, visando agregar valor ao pescado e ter uma alternativa a mais de geração de renda, levando ao consumidor final um produto de qualidade e de fácil preparo”, afirma a técnica em recursos pesqueiros da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Nalva Santos.

O curso ocorreu em parceria com o Balcão de Agronegócios do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM); Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); e a Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Iranduba (Aspepi).
 

 
Embutidos
 
É realizado um aproveitamento das espinhas que foram retiradas do tambaqui ou da matrinxã que seriam descartadas, passando por um processo de triturar a carne. O material é modificado para polpa de carne ou picadinho de peixe, e logo em seguida é transformado em subprodutos como linguiça, fishburguer, almôndegas, bolinho de peixe e entre outros produtos.
 
FOTOS: Divulgação / Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.