Sepror participa de ações multi-institucionais de ordenamento pesqueiro do Médio Rio Negro, em Barcelos

 Moradores de outras duas regiões estarão reunidos no dia 29 de abril para conclusão das atividades.

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), atuou nos encontros multi-institucionais de ajustes finais nas regras das propostas para ordenamento pesqueiro, na região do Médio Rio Negro, realizados no município de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus). A ação aconteceu, de segunda-feira (10/04) a sábado (15/04), e outras atividades terão continuidade, no próximo sábado (29/04).

Segundo o engenheiro da Pesca da Sepror, João Bosco Ferreira, o processo de ordenação dos recursos pesqueiros do Rio Negro teve início na segunda metade da década de 1990. “Ao longo dos anos, esse processo foi sendo maturado e ganhou força nos últimos anos, até chegarmos às atividades atuais, o que entendemos ser um momento histórico, pois foram validadas e aprovadas as propostas de regramento dos ambientes aquáticos, através de sete acordos de pesca”, comentou.

Durante os encontros, os representantes das diferentes categorias que tratam diretamente dos recursos pesqueiros nas áreas do Médio Rio Negro apresentaram as demandas que atendem os seus anseios e necessidades, além de propostas de ajustes nas minutas de todos os acordos.

Nas tratativas, os operadores do turismo de pesca e os pescadores comerciais chegaram no entendimento de que ambos poderiam atuar nas mesmas áreas, mas sem a captura das espécies de tucunarés para comercialização, assim como não poderão estar no cardápio dos turistas e operadores, assegurando, dessa forma, que os estoques desses peixes possam ser recuperados em todos os acordos.

Finalizando a programação, as assembleias gerais para validação e aprovação dos acordos de pesca foram realizadas nos dias 14/04 e 15/0, quando foram validadas e aprovadas as regras e o zoneamento de áreas para a pesca comercial, esportiva, ornamental, subsistência e áreas onde serão realizados o manejo de pirarucu e aruanã, nos rios Quiuini, Aracá, Demeni, Caurés, calha principal do Negro. Nos rios Padauiri e Preto as atividades continuarão, no próximo sábado (29/04), quando serão ouvidos os moradores da região, para apreciação final das regras locais.

As reuniões preparatórias e assembleia geral aconteceram com representantes de todos os setores e comunidades locais envolvidos nas áreas que passaram pelo processo de ordenação das diversas modalidades de pesca, como Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Câmara Municipal de Barcelos, Colônia de Pescadores de Barcelos, Cooperativa de Pescadores Ornamentais do Rio Negro (Ornapesca), Associação Barcelense dos Operadores de Turismo (AOBT), Associação Mariuá de Pesca Esportiva e Ecoturismo (Amapae), Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Coordenação da Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro (CAIMBRN), e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Isabel do Rio Negro.


FOTOS: Divulgação / Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.