Sepror destaca diálogo aberto com setor em reunião do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura do Estado

 
Desenvolvimento da cadeia pesqueira e aquícola é uma das pautas prioritárias do Governo do Amazonas

O Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa), da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, na quarta-feira (26/04), sua primeira reunião de 2023, visando a continuidade da assistência técnica ao produtor rural, a apresentação de propostas para ordenamento pesqueiro e o debate em prol da pesca ornamental no Estado do Amazonas.

A reunião ocorreu na Sepror, localizada na avenida Carlos Drummond de Andrade, Japiim, coordenada pelo titular da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, que destacou os objetivos prioritários para pesca no ano 2023, onde reuniram-se representantes de vários órgãos governamentais, entidades de classe e cooperativas de pesca.

“O diálogo aberto e direto com o setor produtivo são pautas prioritárias do governador Wilson Lima, considerado uma marca importante da nossa gestão. É de extrema importância buscar avanços para nosso setor pesqueiro e aquícola, em nosso bioma amazônico, através da pesca manejada e o crescimento da aquicultura, em nosso Estado”, disse Petrucio.

Na ocasião, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AM), José Merched Chaar, destacou que “o modelo de negócio cooperativo é uma alternativa ao desenvolvimento sustentável. Isto deverá gerar emprego e renda com a preservação ambiental e social no Amazonas”, afirmou o presidente.


Durante a reunião, também foi apresentado o novo titular da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen. Durante sua apresentação, destacou que o objetivo é “buscar e ampliar o trabalho executado na cadeia produtiva do peixe, e ampliar as vertentes do setor pesqueiro no Amazonas”.

Cohen enfatizou também que, juntamente com o Governo do Estado, irá trabalhar para melhorar e ampliar a probabilidade de fomentar ainda mais a distribuição de novos alevinos, ração e kits de pesca e piscicultura para os produtores amazonenses.

Durante a reunião, também foi abordada a criação de grupos prioritários e comissão, voltados para a regularização e modificação das normas de regularização da pesca ornamental e tamanho mínimo de captura no estado.

Participara também do colegiado, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Daniel Borges; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), José Augusto Omena; o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Leandro Góes.


FOTOS: Rhuan Luz/Sepror


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.