Produtores rurais da comunidade do Caramuri são capacitados no Dia de Campo, realizado pela Sepror

 Incentivar as cadeias de produção rural no estado é uma das prioridades do Governo para o primeiro setor

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, nesta quarta-feira (05/04), um Dia no Campo, com o objetivo de capacitar os produtores rurais da Comunidade São Francisco do Caramuri, da região rural de Manaus. O evento ocorreu na na Fazenda Santa Rosa, na rodovia AM-070, quilômetro 12, no ramal do Caldeirão, quilômetro 05, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
Os comunitários tiveram a oportunidade de conhecer os modelos sustentáveis desenvolvidos na fazenda, entre elas a produção de citros (laranja e limão), criação de abelhas, equinos, caprinos,bovinos e produção de peixes em viveiros.
O assessor técnico da Sepror, Luis Otávio afirma que a comunidade de São Francisco do Caramuri, é tradicional na produção do abacaxi, e possui também uma vocação natural para o turismo de base ecológica, tendo na pesca esportiva uma potencial fonte de renda para os comunitários.
“O Governo do Estado, através da Sepror, ao promover esse Dia no Campo na Fazenda Santa Rosa pôde mostrar para os 35 produtores, um exemplo de como conciliar a produção agropecuária à atividade turística de forma sustentável”, diz Luis Otávio.
A capacitação do curso tem como intuito de levar os participantes a terem novas metodologias para que estes se enquadrem em uma atividade tecnicamente bem conduzida e, assim, obtenham organização e novas maneiras na produção rural.
Daniel Silva, líder da comunidade e um dos participantes da capacitação, ficou feliz em participar da programação. “O curso é de extrema importância para nós comunitários do São Francisco do Caramuri, para ampliar os conhecimentos e técnicas desenvolvidas para nossa comunidade, assim podendo passar nossas atividades de monocultura para a policultura, através dessa parceria da Sepror e o Governo do Estado apoiando e capacitando ao homem do campo e a nossa comunidade através desse ‘Dia no Campo’ na Fazenda Santa Rosa”, comentou.
A Sepror coordenou o evento com suas instituições vinculadas: Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf); e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), com o apoio da Fazenda Santa Rosa.
FOTOS: Divulgação/Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.