PRIMEIRA FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLÓGICO SERÁ INAUGURADA EM MAIO NA PONTA NEGRA

Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica da SEPROR definiu a estruturação da nova feira hoje (25/04) em reunião.

O Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo) reuniu, na manhã desta terça-feira (25/04), na Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), sob a coordenação do secretário Petrucio Magalhães Junior, para decidir, entre outros assuntos, sobre a estruturação da Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos, que deverá ser inaugurada em 26 de maio, no bairro Ponta Negra e a retomada da construção do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, a ser planejada por um grupo de trabalho formado durante o encontro.

Durante a discussão dos dois temas principais da reunião, foi aprovada a data para realização da primeira Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos, que será inaugurada, no dia 26 de maio, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Uma das decisões dos conselheiros foi de que somente produtores rurais com produção orgânica e agroecológica poderão participar dessa feira com edições semanais, cujos dias de realização ainda serão definidos.

O segundo tema da pauta de discussões foi a formação de um grupo de trabalho que irá se debruçar sobre o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, para definir os rumos a serem discutidos durante cinco consultas públicas iniciais que serão programadas para acontecer, na zona rural de Manaus, e nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea e Careiro Castanho nos próximos meses. O resultado será discutido durante o seminário estadual do setor previsto para realização durante a próxima edição da Expoagro, no mês de dezembro de 2023.

O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Junior, destacou a participação de conselheiros e convidados para a reunião. "A importância da presença de vocês na Sepror, em mais essa reunião do Ceapo, é imensa e nos permite dizer que a gente vai conseguir construir um setor primário mais justo e forte no Amazonas, tal o interesse demonstrado em discutir e buscar soluções para os entraves dessa atividade produtiva. Esse diálogo direto, entre representantes do Governo e produtores rurais, é fundamental para encontrar caminhos, ideias inovadoras e promover o almejado desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da agroecologia e produção orgânica", disse.

Compareceram a primeira reunião de 2023 do Ceapo, 18 dos 24 conselheiros permanentes, além de produtores rurais orgânicos e empresários do setor interessados em participar do desenvolvimento da agricultura no estado do Amazonas, contribuindo com as iniciativas do governo do estado com este objetivo.

Base agroecológica

São considerados alimentos orgânicos (origem vegetal ou animal), aqueles provenientes de uma produção de base agroecológica, ou seja, além do cultivo livre de contaminantes químicos, é imprescindível que o uso do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais seja feito de forma cuidadosa. Esse tipo de produção busca ressaltar os benefícios do alimento orgânico na promoção da saúde, na segurança alimentar e nutricional, bem como o sabor e o aproveitamento integral dos alimentos, aliado ao respeito ao meio ambiente e cuidado com a natureza.


Fonte: Secom Amazonas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.