HUMAITÁ: SUSTENTABILIDADE NO MANEJO DE SOLOS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL SERÁ TEMA DE SIMPÓSIO

 Evento recebe fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, de 25 a 18 de abril.

MANAUS - A quarta edição do Simpósio de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental ocorrerá de 25 a 28 de abril, no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus). Com o tema "Funcionalidades e sustentabilidade no manejo de solos da Amazônia Ocidental", o evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

As inscrições para o Simpósio são gratuitas e seguem abertas até o dia 25 de abril, por meio do link https://www.solosaam.com/. O prazo para submissão de resumos encerra no dia 18 de abril. Podem participar pesquisadores, estudantes e comunidade em geral. O evento nacional abrange os estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

Ciclo de palestras, minicursos e excursão técnica são algumas das atividades que serão realizadas durante os quatro dias de evento no município. A iniciativa visa possibilitar a participação, integração, treinamento de estudantes, profissionais e professores aos temas relativos à ciência do solo (Física do Solo, Gênese e Morfologia, Fertilidade do Solo, Conservação do Solo e Educação em Solos) na Amazônia Ocidental (Amazonas e Roraima).

Segundo o coordenador do evento, o doutor em Agronomia, Douglas Marcelo Pinheiro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Simpósio busca contribuir para a utilização de alternativas viáveis e tecnologias adequadas à realidade ambiental e econômica da região, assim como também visa proporcionar a divulgação de trabalhos de pesquisa e de extensão realizados por pesquisadores, professores e estudantes.

"O evento na sua quarta edição busca a interação dos solos da Amazônia Ocidental em suas diferentes perspectivas. Contando com um número maior de pesquisadores, palestrantes para execução das atividades presenciais, para a transferência e difusão do conhecimento relacionado a produção agrícola e a educação em solos no contexto Amazônico", disse.

O Simpósio também visa criar um espaço de divulgação de resultados de pesquisas sobre a Ciência do Solo no âmbito de abrangência do Núcleo Regional de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental, ligado a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Para o coordenador do evento, a Fapeam tem papel fundamental na realização de atividades de popularização da ciência no estado, e que o Simpósio irá possibilitar a troca de conhecimento e o fortalecimento na divulgação científica das atividades desenvolvidas no sul do Estado do Amazonas

"Há carência de atividades deste nível, assim, a realização deste evento periódico oferece oportunidade de além da divulgação de conhecimentos proporcionar a atualização e capacitação de profissionais relacionados à atividade agrícola", comentou o coordenador.

Apoio Fapeam

O Simpósio recebe fomento via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital Nº 002/2022, Chamada II, para apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à ciência, tecnologia e inovação, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

O evento é promovido pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Ufam, campus Humaitá, e tem apoio também da Sociedade Brasileira de Ciência - Núcleo Regional Amazônia Ocidental.

Fonte: Secom Amazonas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.