GOVERNO DO AMAZONAS INICIA PROJETO AGRÍCOLA EM PARCERIA COM A FAZENDA DA ESPERANÇA

A iniciativa visa aumentar a produtividade de frutas e hortaliças no local, que utiliza a agricultura como ferramenta terapêutica.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), deram início ao Plano de Trabalho Agrícola na Fazenda da Esperança, localizada na zona rural de Manaus, na terça-feira. A ação visa aumentar a produção agrícola no local que é referência no tratamento de dependentes químicos. A obra social utiliza a agricultura como ferramenta terapêutica.

A unidade masculina que está sendo beneficiada fica localizada no Ramal Cláudio Mesquita, no km 15 da BR-174. Conforme o cronograma de ações elaborado pela ADS em conjunto com a instituição, as atividades foram realizadas abrangendo desde a definição das áreas a serem exploradas com as culturas agrícolas de ciclo anual até o momento da colheita.

O secretário da SEPROR, Petrucio Magalhães Júnior, afirmou que buscará elaborar um Termo de Cooperação e um Plano de Trabalho, para atender as demandas da entidade, que já atua no Amazonas há mais de 20 anos.

"O trabalho realizado pela Fazenda da Esperança é formidável e visa promover a ressocialização, por meio da laborterapia. Com a cooperação entre a Instituição e o Sistema Sepror, os acolhidos serão capacitados pelo Departamento Pedagógico da Sepror, visando a ressocialização. A intenção é apoiar a Fazenda da Esperança a se tornar autossuficiente na produção de alimentos e comercializar o excedente para garantir o custeio das atividades da Fazenda", disse Petrucio.

O diretor técnico da ADS, Leandro Goes, destaca que o Governo do Estado irá prestar todo o apoio para que o trabalho de campo possa trazer sustentabilidade para a Fazenda da Esperança.

"Espaço tem, área tem bastante, tem equipamento, existe a possibilidade de mão de obra, porque isso faz parte do tratamento das pessoas que passam pela Fazenda Esperança. Falta orientação técnica, falta um acompanhamento e é exatamente esse trabalho que nós vamos realizar com os demais técnicos, com o Idam, Sepror e ADAF para que se alcance o resultado que se espera", disse.

No local, a ADS disponibilizará Cursos de Capacitação Técnica sobre sistema de preparo de área mecanizado e manual, correção de acidez do solo, modo de aplicação do calcário, definição de genótipos, adaptação do sistema de irrigação, época de semeadura, adubação, tratamento fitossanitário para controle de pragas e enfermidades, controle de plantas invasoras, tratos culturais em todos os estádios fenológicos das culturas agrícolas exploradas, sistemas de colheita, escoamento, armazenamento e comercialização.

Segundo o engenheiro agrônomo da ADS, Dr. Haroldo Cunha Diógenes, o cultivo no local será ampliado. A finalidade dessa ação é alavancar a produtividade na Fazenda Esperança para que atenda a demanda da instituição e o excedente possa ser comercializado na capital.

"Nós vamos ter que expandir a área para plantar maracujá, mamão, melancia e para plantar qualquer cultura que a gerência desejar. Temos uma área que a gente pode aproveitar para plantar pitaya, que é uma cultura que tem uma boa aceitação no estado e dá alta lucratividade para o produtor", destacou.

A expectativa é que, após a aplicação das técnicas, a Fazenda da Esperança passe a ter uma capacidade produtiva anual em torno de 80 toneladas de produtos agrícolas, tais como, o milho, mamão, maracujá, melancia, abobrinha, banana e hortaliças.

Fazenda da Esperança

A Fazenda da Esperança é um dos centros de tratamento contra a dependência química no estado. No local, internos passam pelo tratamento da recuperação química durante um ano e tem como tripé a espiritualidade, o trabalho e a convivência. O objetivo é proporcionar estrutura adequada para que os dependentes químicos em recuperação possam se readaptar à sociedade e ao convívio em família.

O reitor do Santuário da Misericórdia, na Fazenda da Esperança, Dom Mário Pasqualotto, destaca que os acolhidos estão empolgados com o trabalho e que essa iniciativa proporcionará uma nova história na capital e no interior. "Vai ser para nós uma grande ajuda, algo que vai mudar a história da Fazenda da Esperança, não somente hoje, mas com todos os cursos que poderão fazer, com a assistência que vão nos dar, com indicação de qual plantio, sobretudo a assistência técnica contínua", disse.


Fonte: Secom Amazonas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.