Governador Wilson Lima lança Plano Safra 2023/2024 com investimentos de mais de R$ 3,7 bilhões

Recursos vão reforçar apoio ao desenvolvimento do setor primário, com ações direcionadas à agropecuária, pesca e extrativismo.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta quarta-feira (05/04) investimentos na ordem de R$ 3,72 bilhões para reforçar o desenvolvimento do setor primário. O Plano Safra 2023/2024 abrange ações direcionadas à agropecuária, pesca e extrativismo.
“Fico feliz de poder fazer parte de um momento histórico para o estado do Amazonas em que a gente consegue dar condições para o produtor, sobretudo o produtor que está aqui na região metropolitana e aquele que está no interior do estado, que há muito tempo havia sido esquecido. Nosso povo é muito batalhador, acorda muito cedo e só precisa de oportunidade para produzir”, declarou o governador Wilson Lima.
O lançamento do plano ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul, com a presença de aproximadamente mil produtores rurais e centenas de técnicos, além de deputados estaduais, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade; prefeitos de cidades do interior e vereadores da capital e secretários e gestoras do Estado.
“O governador tem tido uma preocupação muito grande em buscar alternativas econômicas, atualizar políticas públicas para que o interior do estado possa gerar emprego e renda e possa garantir dignidade para as pessoas. Sem dúvida esse volume de recursos nos próximos dois anos farão toda a diferença”, destacou o titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães.
Os investimentos vão contemplar ações e projetos nas áreas de assistência técnica e extensão rural, acesso ao crédito rural, capacitação de produtores rurais e apoio à comercialização da produção.
Avanço
“Nós recebemos do Governo cursos de capacitação e o resultado disso é a produção de horta caseira, produção de pescado. E o Plano Safra vem trazer para os agricultores um avanço. Nosso ramal já foi beneficiado com asfaltamento do Governo e hoje nós temos o reconhecimento de sermos produtores rurais. Nosso agradecimento ao governador Wilson Lima”, afirmou a piscicultora Raimundo Carvalho, 42, da comunidade do ramal 14 da AM-010.
O Plano Safra é uma ferramenta de planejamento e gestão, um balizador das políticas públicas de apoio ao agronegócio e à agricultura familiar do estado para quem já é do setor ou quer empreender no Amazonas.
Como parte do plano, Wilson Lima lançou o Programa Afeam Agro, uma plataforma online de crédito rural que trará maior agilidade ao processo de elaboração, envio, análise e contratação das operações de crédito. A ação é uma parceria entre a Agência do Fomento do Amazonas (Afeam) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.