Sepror participa de validação das regras da pesca do mapará e de rodada de negócios, em Careiro da Várzea

A pescaria do mapará, espécie popular na região do município, foi liberada após o período de defeso

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, terça-feira (07/03), da validação das regras da pesca e da rodada de negócio do mapará, na sede da comunidade Cristo Rei, no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus).

O evento foi organizado pelas Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, e pela Secretaria de Meio Ambiente do município. O mapará é a principal espécie de peixe capturado no Lago do Rei. Todos os anos, centenas de pescadores realizam a pesca desta espécie no complexo de lagos da área de proteção ambiental Ilha do Careiro Lago do Rei, unidade de conservação gerenciada pelo município de Careiro da Várzea.

Para o engenheiro de pesca da Sepror, João Bosco Ferreira, o conjunto de regras validadas e a participação dos compradores no evento mostrou que a atividade está tendo um bom nível de gestão e que, certamente, será um grande evento, com benefícios para pescadores e compradores.

“A validação das regras do regimento interno e a rodada de negócio do mapará, vem sendo realizada há vários anos, antes da liberação da pesca, pois até a próxima quarta-feira (15/03), estará no período de defeso, e esse processo é fundamental para a profissionalização dessa pescaria”, ressaltou.

Durante o evento foram repassadas orientações sobre os equipamentos a serem utilizados e a forma adequada de pescar, sem gerar prejuízos ao meio ambiente e o credenciamento de embarcações e de pescadores que irão participar da pesca do mapará em 2023. Participaram do evento os pescadores da comunidade Cristo Rei, do Paraná do Lago do Rei, assim como os potenciais compradores e os representantes da prefeitura.

A pesca do mapará será realizada a partir de 16 de março, e a expectativa é que sejam capturadas cerca de 280 toneladas durante toda a temporada.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.