Governo do Amazonas impulsiona crescimento da produção de peixe em Codajás

 
Incentivar as cadeias produtivas de forma sustentável é uma das metas do Estado, por meio do programa Agro Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), apontou o crescimento em cerca de 400% da produção de peixes em Codajás (a 240 quilômetros distante de Manaus). O levantamento foi apresentado, nesta terça-feira (14), durante a reunião entre o titular da pasta, Petrucio Magalhães Júnior; o secretário de Aquicultura e Pesca de Codajás, Josias Lopes; e o técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Jefferson Nobre.
Segundo a Secretaria de Aquicultura e Pesca do município, a produção apresentou um salto, saindo de nove toneladas de peixes em 2020, para 44,3 toneladas em 2022. Um aumento de aproximadamente 400% na produção.
De acordo com o técnico do Senar, Jefferson Nobre, os trabalhos de consultoria iniciaram-se em 2020, através de solicitação do Sindicato Rural de Codajás. 
"No ano de 2020 foi visto no primeiro momento a falta de equipamentos durante o processo da produção, e através do Fundo de Promoção social foi suprido esses
equipamentos e posto em prática, e logo em seguida já foi visto um crescimento da produção” afirmou o técnico.

O crescimento é fruto das ações do Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social (FPS), que investiu R$150 mil na compra de equipamentos, incluindo redes para despesas com todos os equipamentos, aeradores, motor bomba e triciclo, para incentivo à produção de Codajás
"O município de Codajás que é conhecido como a terra do açaí, aos poucos, com o apoio do Governo do Amazonas, vai consorciando a produção de açaí com a criação de peixes, diversificando atividades produtivas e melhorando a vida dos produtores rurais" disse Petrucio.
 
Fotos:
Rhuan Luz / Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.