Governo do Amazonas fornece painéis solares para pescadores de Tapauá

O fomento visa melhorar a vida dos manejadores de pirarucu da região do Purus

 Em Tapauá (a 449 quilômetros distante de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, nesta quarta-feira (10/01), 12 kits de painéis solares para Associação de Produtores Rurais e Pescadores do Acordo de Pesca do Rio Abufary (Aprap/Tapauá).

Mais de 45 pessoas da Associação foram beneficiadas com a entrega dos kits, que desde 2014 vem trabalhando o manejo da espécie, em uma área composta por 12 lagos e 2 trechos situados no Rio Abufary, zona rural de Tapauá.

O coordenador de projetos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror, Flávio Ruben, que foi responsável em executar o projeto e acompanhar a entrega, ressalta que o fomento representa um marco histórico para a comunidade.

“Com essa entrega realizada, a Sepror vai viabilizar a produção de energia limpa, para melhorar a qualidade de vida dos manejadores na área de Acordo de Pesca, que vai ao encontro aos vários objetivos do desenvolvimento sustentável. A próxima etapa será a de instalação dos equipamentos nas residências, prevista para o mês de fevereiro”, afirma Flávio.

A aquisição dos kits é oriunda de emenda parlamentar do deputado estadual Cabo Maciel, no valor de R$ 100 mil. A Sepror foi responsável pela elaboração do projeto técnico, e a Aprap responsável em acompanhar a compra dos materiais.

“Agora vamos poder refrigerar o nosso pescado que precisa ficar bem conservado em um local adequado”, finalizou o presidente da Aprap, Roberto Laurindo.

FOTOS: Divulgação / Sepror

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Mayana Tomaz


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.