Santos prepara despedida de 'realeza' para Pelé; Bolsonaro e Lula são esperados na Vila BelmiroEdson Arantes do Nascimento será velado no gramado da Vila Belmiro, em cerimônia aberta ao público, e sepultado em cemitério de Santos.

O Santos Futebol Clube preparou, nos últimos meses, uma espécie de 'Operação London Bridge' para a despedida de Pelé. Assim como no caso da morte de Elizabeth II, rainha da Inglaterra até setembro deste ano, dezenas de protocolos foram desenvolvidos, nos bastidores, para serem acionados assim que a notícia da morte de Edson Arantes do Nascimento fosse confirmada, o que ocorreu nesta quinta-feira (29).

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro, no Hospital Albert Einstein, para uma reavaliação de terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória. Na última quarta-feira (21), porém, o estado dele se agravou e, segundo boletim médico divulgado pelo hospital, ele apresentou progressão da doença oncológica e precisava de "maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca".

Segundo apurado pelo g1, a situação de Pelé se deteriorou rapidamente, o que fez com que, já na última quinta-feira (22), os contatos entre familiares, Santos Futebol Clube e Prefeitura de Santos fossem iniciados. Com as informações em mãos, Santos e Prefeitura deixaram todos os profissionais em alerta e iniciaram os protocolos da operação para a despedida do Rei.

Já na sexta-feira (23), após o protocolo ter sido acionado, a Vila Belmiro passou a ser palco de uma movimentação intensa e começou a receber diversos equipamentos para a despedida de Pelé. O local escolhido para o último adeus ao Rei do Futebol não poderia ser mais icônico. Pelé será velado, a princípio durante um dia e meio, no gramado do estádio, precisamente no meio do campo onde estreou em novembro de 1956 e marcou 288 gols, mesmo local onde, em 1974, se ajoelhou e se despediu do clube.
A cerimônia na Vila Belmiro será aberta ao público. O protocolo aponta que as pessoas que forem se despedir de Pelé terão a oportunidade de fazer um caminho entrando pelo Portão 1 e 2 da Vila Belmiro, na esquina das ruas Dom Pedro e Tiradentes, e seguirão, em fila indiana, até se aproximarem de onde estará descansando o maior futebolista de todos os tempos. Assim como no funeral de Elizabeth II, as pessoas não poderão parar de caminhar em nenhum momento e deixarão o estádio pelo Portão 7. Toda a estrutura já está montada, mas o horário do início do velório público ainda não foi divulgado.

Uma foto feita do alto da Vila Belmiro (veja acima) mostra duas tendas montadas. Na menor, bem no centro do campo, onde o Atleta do Século se ajoelhou e se despediu do Santos FC, o corpo será velado por familiares e amigos, enquanto, na maior, a expectativa é que receba profissionais de imprensa e demais autoridades.
O funeral de Pelé terá características muito parecidas com o realizado na Abadia de Westminster. Assim como na Inglaterra, os fãs não poderão se aproximar do caixão a ponto de tocá-lo. Além disso, são esperadas dezenas de autoridades.

Segundo pessoas ligadas ao cerimonial ouvida pelo g1, são esperadas, por exemplo, a presença do atual presidente, Jair Bolsonaro, e do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, além de grandes nomes da história do futebol mundial e, também, atletas que ainda estão em atividade.

O funeral será dividido em quatro tipos de acesso. Na estrutura montada no meio do campo, onde repousará o corpo de Pelé, apenas familiares, o presidente da república e os ídolos eternos do Santos poderão ter acesso. No Memorial das Conquistas, dentro da Vila Belmiro, terão acesso governadores, senadores e deputados, além do presidente do Santos Futebol Clube, Andrés Rueda. Já no Salão de Mármore estarão membros do conselho deliberativo do clube, vereadores e alguns convidados. Por último, os fãs que terão acesso pela rua.

Além da cerimônia na Vila Belmiro, o corpo de Pelé também deverá seguir em cortejo por várias ruas de Santos. Uma operação coordenada por Polícia Militar, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego será responsável por levar o Rei de Futebol para dar a última volta pela cidade que o acolheu. O cortejo deverá seguir, logo após sair do estádio, pelo Canal 2 até a Avenida da Praia, onde prosseguirá até a porta da casa de Celeste Arantes, mãe de Pelé.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.