Perigo persistente

 A Prefeitura da capital disponibiliza 75 pontos de vacinação contra COVID espalhados por todas as zonas geográficas da cidade

Infelizmente, a nova onda de covid-19 é realidade. Apenas ontem, feriado da Proclamação da República, o Ministério da Saúde registrou mais de dois mil novos casos em apenas 24 horas, com oito mortes confirmadas. Os números não refletem o panorama real, já que as secretarias de Saúde de 11 unidades da federação não encaminharam a atualização de dados sobre a doença.

O Amazonas acompanha o cenário nacional, com alta de 500% no número de novos casos, considerando as duas primeiras semanas de novembro. A Secretaria de Saúde do Estado, sob o comando do médico Anoar Samad, já alertou sobre o risco de um novo pico de covid na capital, onde se concentra o maior número de novos casos. Além disso, não se pode ignorar que novas variantes do vírus já estão em ampla circulação.

Tais notícias podem ser recebidas por muitos até mesmo com desdém, considerando que o País chegou a registrar mais de 5 mil óbitos em um só dia, em decorrência da doença, no momento mais crítico da crise sanitária. Oito óbitos, perto da letalidade que a doença já mostrou meses atrás não chega a causar comoção, exceto para as famílias dos falecidos e dos internados. Após tantas restrições e sofrimento, as pessoas anseiam por algo que possam chamar de “normalidade”.

No entanto, é preciso ressaltar que o perigo não acabou. A luta contra a covid-19 continua e cada um ainda precisa fazer sua parte. Diversas cidades estão restabelecendo o uso obrigatório de máscaras em lugares fechados e o Ministério da Fazenda deve intensificar campanha incentivando a vacinação, principal arma contra a doença, e responsável pela drástica queda na letalidade da virose. 

Em Manaus não é diferente. A Prefeitura da capital disponibiliza 75 pontos de vacinação contra covid espalhados por todas as zonas geográficas da cidade. E esse é um ponto sensível, pois é forte a resistência às vacinas que o movimento negacionista instalou no País com apoio, inclusive, de altas autoridades da República. Esse é um dos principais desafios do novo governo na área da saúde, restabelecer a confiança das pessoas na vacinação. A Prefeitura de Manaus também ampliou a quantidade de locais disponíveis para testagem rápida, com o objetivo de afastar do convívio social os infectados pela doença e conter a propagação do sars-cov-2.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.