6a Conferência Nacional de Saúde Indígena inicia nesta segunda-feira (14/11) e reúne mais de 2 mil indígenas em Brasília (DF).
Representantes dos povos indígenas de todo o Brasil deram início, na manhã desta segunda-feira, 14 de novembro, os debates da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI). O evento, que está acontecendo no Centro de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília (DF) vai até o dia 18 de Novembro.
A conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, e deverá reunir cerca de dois mil participantes.
A delegação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Solimões e Afluentes (DSEI-MRSA) está composta por 33 delegados e delegadas, dentre esses, Marcelo Cavalcante Moura e Antônio Quirino Conselheiros da categoria Gestão no Conselho Distrital de Saúde Indígena do Médio Solimões e Afluentes (CONDISI-MRSA) e representando o municipio de Carauari.
Para Marcelo Cavalcante Moura, estar participando da conferência é satisfatório e importante para discutir a manutenção e fortalecimento da Política de saúde para os povos indigenas. "Me sinto honrado de estar, hoje aqui em Brasília, representando meu Distrito Sanitário Especial Indígena, meu Estado do Amazonas e meu município de Carauari, trazendo os anseios das populações indígenas da nossa região quanto a uma atenção realmente diferenciada, os anseios dos trabalhadores da Saúde Indígena pelas melhorias das condições de trabalho" destacou Marcelo Cavalcante que também é conselheiro Distrital de Saúde Indígena no Conselho Distrital de Saúde Indígena do Médio Solimões e Afluentes (CONDISI-MRSA).
O objetivo do encontro é atualizar a Política Nacional de Saúde Indígena (PNASPI), definir diretrizes e investimentos e efetivar particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas.
A programação vai até sexta-feira, 18/11.
Fonte/Foto: Fabio Pereira - Indigenista do CIMI na Prelazia de Tefé (Conselheiro Distrital de Saúde Indígena).
Comente aqui