Projeto inédito da cultura da pitaya é lançado em Rio Preto da Eva

O evento teve o apoio do Governo do Amazonas e parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), participou, nesta segunda feira (17/10), do lançamento do Programa de Difusão da Cultura da Pitaya,  na Fazenda Toca da Pitaya, situada no Km 35 da estrada AM-010, Ramal Água Branca II, Km 01.

O evento tem como objetivo apresentar aos produtores o processo de produção e manejo da pitaya e acesso às tecnologias necessárias para a difusão desta cultura em potencial. Durante o evento foi feita uma apresentação da cultura da pitaya para aproximadamente 100 produtores do município de Rio Preto da Eva. Assim como a produtora rural Lúcia Gomes Ribeiro, do Ramal Boa Sorte.

"Eu vim aqui aprender para poder plantar na minha propriedade para ter uma renda melhor, porque minha renda tá muito baixa. E meu interesse é melhorar isso", disse Lúcia.

O prefeito do município, Anderson Sousa, ressaltou a importância do evento para os produtores rurais da região e a importante parceria com o Governo do Amazonas

“O Governo do Amazonas transformou o estado e escolheu fazer aqui uma agricultura diferenciada. Este ano, foi quadruplicado o orçamento da Sepror, tornando possível fazer vários convênios com a Prefeitura de Rio Prero da Eva", disse Anderson.

Para o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, a cultura da pitaya é bem adaptada no estado e muito produtiva.

A pitaya é um fruto que tem uma viabilidade econômica, por ser muito saudável e de fácil produção. Os consumidores já a reconhecem pelo seu sabor, pela sua exuberância, mas também pelas qualidades nutricionais dessa fruta, que pode ser utilizada em drinks, sucos, portanto tem mercado tanto local, regional como também internacional. Então essa proposta que está acontecendo aqui na propriedade Toca da Pitaya comprova a viabilidade econômica dessa atividade", ressaltou Petrucio.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.