Governo do Amazonas faz capacitação em reprodução de peixes em Balbina

 

O curso foi ministrado por técnicos e engenheiros de pesca da Sepror 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), tem realizado capacitação em reprodução de peixes para grupos de alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Niltin Lins e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), envolvendo estudantes de Manaus e mais quatro municípios do Amazonas.
O curso foi encerrado na sexta-feira (21/10), no Centro de Tecnologia, Treinamento e Produção em Aquicultura (CTTPA-Sepror/Balbina), no município de Presidente Figueiredo (distante 126 quilômetros da capital).
O titular da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, destacou a importância da capacitação dos futuros profissionais do setor pesqueiro do Amazonas por meio do centro, relacionada ao desenvolvimento da atividade aquícola. “O Governo do Amazonas está investindo na formação de recursos humanos na área de criação de peixes visando suprir as necessidades dos piscicultores nos diversos municípios e mostrar aos alunos que a atividade aquícola é lucrativa quando executadas com planejamento e acompanhamento técnico.”, disse Cutrim.
Participaram da capacitação, alunos do curso de Tecnólogo em Produção Pesqueira da UEA nos municípios de Manacapuru, Jutaí, Eirunepé e Coari.
Pela Nilton Lins e INPA, a capacitação destinou-se a alunos do curso de Pós-Graduação em Aquicultura em Manaus, e pelo Ifam para alunos de Engenharia Aquícola de Manaus.
O calendário de cursos de capacitação foi executado por engenheiros e técnicos do CTTPA/BALBINA-Sepror e atendeu a turmas formadas entre 12 a 29 alunos, e estão alinhados com o cronograma de reprodução de peixes do CTTPA, não interferindo na execução das atividades rotineiras do Centro. A programação começou em agosto, com alunos da UEA Manacapuru e IFAM Manaus, e se prolongará até dezembro, com alunos da UEA Jutaí e Eirunepé e INPA/Nilton Lins Manaus.
 
Capacitação
Em cada curso, os alunos têm aulas de Propagação Artificial do Tambaqui (Colossoma macropomum), resumidamente falando, os peixes são induzidos à desova através da administração de hormônios. As etapas do processo reprodutivo abrangem desde a seleção dos reprodutores, leitura de chip de identificação do peixe, marcação, pesagem; preparação do laboratório de reprodução e incubadoras; preparação das dosagens hormonais; aplicação do hormônio, extrusão dos reprodutores; fecundação dos ovócitos; eclosão; e povoamento de tanques com pós larvas de peixes.
FOTOS: Divulgação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.