Febre aftosa: Adaf prorroga vacinação e notificação nos 41 municípios até 31 de outubro

Extensão de prazo atende a pedido da Faea, e leva em consideração isolamento de municípios após queda de pontes

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) está prorrogando, até o dia 31 de outubro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa (FA), nos 41 municípios do Amazonas onde a estratégia ainda é obrigatória.
A medida, que depende de autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atende a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), em face do isolamento de quatro municípios contemplados na campanha, após o desabamento das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim, na rodovia federal BR-319.
Previstas para encerrar na sexta-feira (14/10), a imunização de bovídeos de até 24 meses e a notificação do procedimento poderão ser realizadas pelos produtores até o último dia deste mês em Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.
Nesta etapa da campanha, a expectativa é alcançar 230 mil animais, número que, conforme dados parciais da Gerência de Defesa Animal (GDA) da Adaf, está 68,2% superado.
A Adaf orienta que, além de imunizar o rebanho, os produtores priorizem a comunicação da vacinação junto a um dos escritórios da autarquia ou por meio do atendimento remoto da Adaf, no telefone (92) 99238-5568. O procedimento, também obrigatório, já foi realizado por mais de 49% dos 10,9 mil produtores envolvidos nesta fase da campanha.
 
Pedido
O pedido de prorrogação do prazo de vacinação foi encaminhado pela Faea à Adaf na sexta-feira (14/10), motivado pelo isolamento dos municípios de Autazes, Careiro da Várzea, Manaquiri e Careiro Castanho após os desabamentos de duas pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim, na rodovia federal BR-319.
Além da postergação da data, a Federação solicitou ainda que a autarquia dispense, excepcionalmente, a aplicação de multas ou penalidades aos pecuaristas nesta campanha. O motivo seria a falta de oferta regular de vacinas nas revendas agropecuárias privadas.

Compra
Os imunizantes podem ser adquiridos junto às casas agropecuárias particulares registradas junto à Adaf, ou nos municípios onde não existam revendas autorizadas, junto ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
 
Estratégia
A vacinação de bovídeos contra a febre aftosa é obrigatória e consiste em uma das estratégias do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), para garantir o status desses municípios como zona livre de febre aftosa com vacinação.
Além de essencial para garantir a sanidade do rebanho do estado, a medida assegura a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos amazonenses.
 
Doença
A febre aftosa é uma doença causada por um vírus de RNA da família Picornaviridae e do gênero Apthovirus, altamente contagioso, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais de cascos fendidos. A transmissão acontece principalmente por via respiratória ou por contato direto ou indireto com animais infectados.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.