Provas Equestres da 44ª Expoagro reunirão cavaleiros e amazonas até domingo (04/09)

Competições do evento, abertas ao público, iniciam nesta quinta-feira (01/09), no Kartódromo da Vila Olímpica  

Além da Vaquejada que ocorreu na Associação dos Vaqueiros do Amazonas(Assovam), outras grandes atrações esperadas na 44ª Expoagro são a Prova Amazonense de Três Tambores, e o Circuito de Rodeio. Entre quinta-feira (01/09) e domingo (04/09), cavaleiros e amazonas de todas as idades vão se reunir no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus para disputar os duelos amador e profissional.
A 44ª Expoagro é coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). 
O circuito de vaquejada ocorreu dentro da programação da 44° Expoagro de sexta-feira (26/08) e finalizou no domingo (28/08). O evento abriu a temporada de programações das provas Equestres apoiadas pelo Governo para difundir os esportes no estado.
Para a realização dos esportes equestres o Governo vai viabilizar junto aos órgãos oficiais envolvidos como a Adaf, a fiscalização das normas sanitárias exigidas; e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), o regulamento da vaquejada e assim, garantir o cumprimento das exigências do Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) em alinhamento com o Ministério Público Federal (MPF) para garantia do conforto e segurança dos animais. 
Os competidores dos esportes equestres da 44ª Expoagro, deverão apresentar os Exames de Mormo, Anemia e GTA (Guia Transporte Animal), exigidos pelos veterinários da Adaf, presentes nos dias de prova.
Além do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS) estão envolvidos no evento a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas (Fetagri); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM); Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM); Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), entre outras.
O apoio do Governo estadual tem sido imprescindível para o resgate dos esportes equestres no Amazonas, movimentando a economia local e gerando empregos direto e indireto.
Programação das Provas Equestres:
Prova Amazonense de Três Tambores
 A competição inicia nesta quinta-feira (01/09) e sexta-feira (02/09) das 16h às 21h, no Kartódromo da Vila Olímpica. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas por competidores a partir dos 11 anos de idade, através do link https://www.sgpsistema.com/?page=home, site SGP – Gerenciamento de Provas utilizado em todo o Brasil.
 Os competidores poderão se inscrever nas categorias: Principiante, Amador Light, Feminina e Aberta que disputarão na quinta-feira. Já as categorias infantil, amador e jovem, disputarão na sexta-feira. A premiação será distribuída entre os primeiros cinco colocados das categorias participantes. 
Circuito de Rodeio
Para quem gosta de ver os peões competindo na arena em um espetáculo emocionante, a 44ª Expoagro 2022, promete três noites de muitas emoções. O circuito de rodeio acontece de sexta-feira (02/09) a  domingo (04/09),  das 20h às 23h com apresentação dos competidores para o público presente. As inscrições são gratuitas e  poderão ser feitas na coordenação da Associação dos Cawboys Eventos e Feiras do Estado do Amazonas (Acefam).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.