Festa do Leite e Exposição Agropecuária movimentam economia de Autazes


 

Os eventos seguem até domingo (31/07) com muitas atrações e agronegócios

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou da abertura do  24ª Festival do Leite e 23ª Feira Agropecuária de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), promovendo uma série de ações para atender o produtor rural. A programação, que começou nesta quinta-feira (28) e vai até domingo (31), conta com entrega de alevinos, cursos de capacitação, concurso leiteiro, assinatura da Identificação Geográfica (IG) do queijo de Autazes e acesso ao crédito rural.
O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que o Governo do Amazonas vem apoiando todas as feiras de exposições agropecuárias que vem ocorrendo no estado para aquecer a economia dos municípios do interior, respeitando a floresta e garantindo a sociobiodiversidade.
"Na abertura do primeiro dia de Feira já foram realizados cerca de R$ 2 milhões em operações de crédito, através do Banco da Amazônia, Banco do Brasil e pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), para os pequenos produtores rurais. Isso movimenta a economia e transforma a vida das pessoas", ressalta Petrucio.
Toda programação ocorre no Parque de Exposição Jair de Menezes Tupinambá, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), da Agência de Defesa Agropecuária (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), em parceria com a prefeitura local.
Fomento 
Nesta sexta-feira (29), foram repassados 50 mil alevinos de tambaqui e 400 mil pós-larvas para prefeitura de Autazes, que foram entregues para os piscicultores do município, com o objetivo de incentivar e fortalecer a atividade aquícola.
"Essa entrega vai me beneficiar muito. Hoje em dia uma das nossas maiores despesas com é com nossa alimentação. Com isso, ao invés de a gente comprar o pescado, nós produzimos nosso próprio alimento ", afirma o piscicultor familiar Odair Martins.
Capacitação 
Os produtores rurais, feirantes, estudantes, técnicos e entusiastas do setor primário, também recebem cursos profissionalizantes ofertados pelo Sistema Sepror. Ao todo a meta é capacitar mais de 60 pessoas durante o evento.
Ainda nesta sexta-feira, estão sendo ofertados o curso de Tecnologia Aplicada na Aquicultura, Tecnologia para o Cultivo de Mandioca e Milho; Boas Práticas de Ordenha.
 
Já no sábado serão ofertados às 8h – Administração de Pequenas Propriedades Rurais; 9h – Boas Práticas na Produção de Hortaliças; 11h – Controle de pragas nas Pastagens e Alimentos Alternativos de Ruminantes; 13h30 – Boas Práticas de Criação de Aves de Corte e Postura; 16h – Combate ao Desperdício de Alimentos.
Retomada 
Para a realização da Feira Agropecuária, a Sepror destinou R$ 200 mil em recursos financeiros, com o objetivo de promover as atividades agropecuárias desenvolvidas no município, além de incentivar a comercialização de animais, máquinas, equipamentos e veículos para gerar renda aos feirantes e aquecer a economia local.
O repasse dos recursos visa incentivar a retomada dos eventos agropecuários no interior do Amazonas, buscando oportunizar aos produtores o acesso ao crédito rural, novas tecnologias de produção sustentável e capacitações.
Genética 
A Sepror vem visitando as propriedades dos produtores rurais do município, para realizar o cadastramento dos pecuaristas no  Programa Mais Pecuária Brasil da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), para repassar 600 prenhezes. Autazes possui mais de 38 mil bovinos e 40 mil bubalinos.
Inauguração
Na ocasião também aconteceu a inauguração de mais uma feira de produtos regionais da ADS em Autazes. A feira é importante para garantir venda direta do produtor rural para os consumidores, produtos regionais de melhor qualidade e menor preço.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.