Cinco vítimas de acidente com guindaste em festival no AM recebem alta

Acidente, ocorrido no domingo durante o Festival das Cirandas de Manacapuru, deixou 23 feridos - alguns em estado grave. Vítimas estavam em alegoria que despencou de guindaste.

Cinco vítimas do acidente ocorrido durante o 24° Festival das Cirandas de Manacapuru, no Amazonas, na noite de domingo (28), receberam alta hospitalar, até o momento. As vítimas estavam em uma alegoria que despencou de um guindaste. O acidente deixou 23 feridos - alguns em estado grave.
VEJA TAMBÉM: Vídeo mostra momento em que alegoria despenca de guindaste durante festival no AM
Das pessoas que receberam alta, dois são homens e três são mulheres. As outras 18 pessoas seguem internadas.
Nesta terça-feira (30), o Governo do Amazonas informou que, no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, há sete pacientes internados. "Todos estão sendo acompanhados pela equipe multidisciplinar e com quadro de saúde estável, sem gravidade", diz a nota do Governo do Estado.
Nos hospitais Platão Araújo e João Lúcio, estão internados oito pessoas. Três desses pacientes estão em estado grave. Outros cinco permanecem em observação após avaliação ortopédica e neurológica, com quadro de saúde estável.
Dois pacientes estão sendo acompanhados no hospital de Manacapuru e um pacientes está internado em unidade da rede privada.
A Secretaria de Estado de Saúde afirmou que enviou para o município, ainda na noite de domingo, dez ambulâncias para transferência de vítimas para Manaus.
O acidente
O acidente aconteceu na noite de domingo durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada, que encerrava as apresentações do festival. A edição de 2022 tinha começado na sexta-feira (26), com a apresentação da Ciranda Guerreiros Mura. No sábado, houve apresentação da Ciranda Tropical, mas um temporal interrompeu a apresentação.
Vídeos que registraram o momento do acidente mostram que uma alegoria que estava suspensa pelo guindaste despencou de uma altura de aproximadamente 10 metros. Eu em um dos vídeos, é possível ver quando a ponta do guindaste enverga, levando a alegoria ao chão.
Também é possível observar que a estrutura caiu porque o cabo que segurava a alegoria acabou descendo depois que a ponta do guindaste envergou.
Ao todo, 23 pessoas ficaram feridas. Todas as vítimas estavam dentro da alegoria. Logo após o acidente, as vítimas foram atendidas ainda dentro da arena do festival. Parte delas foi levada para o hospital de Manacapuru e outros feridos foram transferidos para Manaus.
Investigação
O Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC-AM) está investigando as causas do acidente. Os peritos estiveram na cidade de Manacapuru na segunda-feira (29).
De acordo com a diretora do DPTC, Margarete Vidal, foi constatada uma deformidade na estrutura do guindaste, mas ainda não é possível esclarecer a causa do acidente. O parecer definitivo sobre o que causou o acidente deve sair em 10 a 15 dias.
"O que podemos afirmar no momento é que houve uma deformidade da extremidade do guindaste que segurava aquela estrutura que caiu. Diante do que for encontrado hoje talvez seja necessário agregar mais peritos", disse Margarete, em coletiva de imprensa na segunda-feira (29).
Festival de Cirandas
O Festival de Cirandas e Manacapuru ocorre anualmente na cidade de mesmo nome. Três agremiações - Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional - se apresentam e disputam o título de ciranda campeã.
O evento é considerado o segundo maior festival folclórico do Amazonas. O primeiro é o Festival de Parintins.
Por causa da pandemia da Covid-19, o evento estava suspenso há dois anos.
Após acidente ocorrido na noite de domingo, o 24º Festival de Cirandas de Manacapuru não terá título de campeão.

Fonte:
https://g1.globo.com/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.