AMAZONAS: Recuperação de ramais e vicinais em comunidades de Manacapuru e Beruri é retomada


Dos 27 quilômetros que o ramal possui, 10 já foram recuperados em 2021 pelo Governo do Amazonas

Com a chegada do verão, foram retomados, na quarta-feira (24/08), os serviços de recuperação de trechos intrafegáveis do ramal que interliga as comunidades de Caviana, Bela Vista e Pupunha, localizado entre Manacapuru e Beruri (respectivamente a 68 e 73 quilômetros de Manaus). A atividade é executada pelo Programa SOS Vicinais, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
Com a retomada dos trabalhos, a equipe técnica da Sepror e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), juntamente com representantes e lideranças da localidade, acompanharam a chegada das máquinas e o andamento das obras de recuperação do ramal, na comunidade Santa Maria do Pupunha, zona rural de Beruri.
De acordo com o secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, o Governo do Estado criou o programa inédito, que é o S.O.S Vicinais, para socorrer os agricultores que produzem os alimentos, mas não conseguem escoar seus produtos.
"Aqui em Santa Maria do Pupunha, pela primeira vez, o Governo vem aqui com máquinas para ajudar os produtores, são mais de 5 milhões de frutos de laranja que a associação dos produtores rurais produzem, mas não conseguiam comercializar, porque não não tinham condições de escoar, graças ao programa SOS Vicinais, vamos resolver esse problema histórico", afirma Petrucio.
Em 2021, o programa recuperou 10 quilômetros do ramal, mas devido às chuvas as atividades foram paradas. Em 2022, com a chegada do verão, a Sepror retoma as atividades, buscando recuperar os 27 quilômetros de extensão da via.
O produtor rural da Vila Rica de Caviana, Antônio Francisco, ressalta que Há 16 anos o ramal não recebia aporte de máquinas, e os produtores sofriam, pois não tinham como escoar seus produtos.
"Nós estamos vendo o acontecimento, um clamor que a comunidade fez. Hoje estamos vendo nosso ramal ser recuperado, graças a Deus vamos poder escoar nossa produção de laranja, pupunha, farinha, banana e nosso açaí", finaliza Antônio.
Investimentos
Para 2022, os investimentos de recuperação de trechos de ramais e vicinais em situação precária e crítica de trafegabilidade somam mais de R$ 19 milhões em recursos, via programa SOS Vicinais e propostas voluntárias, atendendo 29 municípios do Amazonas, melhorando o escoamento da produção, beneficiando mais de 15.500 famílias.
SOS Vicinais
As melhorias promovidas pelo SOS Vicinais envolvem a realização de serviços como terraplanagem, limpeza nas laterais, remoção de material imprestável, escavação de material, compactação de aterro, regularização do subleito, sub-base e base.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.