Amazonas confirma segundo caso de varíola dos macacos, aponta FVS

 

Um terceiro caso também foi confirmado, mas por se tratar de um paciente que mora em outro estado não será contabilizado como caso do Amazonas, informou a SES.





Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa. — Foto: Science Photo Library


O Amazonas confirmou nesta terça-feira (2) o segundo caso positivo de varíola dos macacos. O primeiro caso da doença foi constatado no dia 27 de julho pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES).

Ainda conforme a SES, os dois pacientes são homens, com idades entre 25 e 40 anos, com histórico de viagens recentes ou contato com pessoas não residentes no estado.




Cenário de Monkeypox no Amazonas



Além dos dois casos já confirmados, no Amazonas são, até o momento, seis notificações de suspeitas da doença.


  • 2 confirmados laboratorialmente;
  • 2 suspeitos em investigação pelo CIEVS-Manaus;
  • 1 caso descartado após exame laboratório;
  • Há ainda 1 caso confirmado de paciente residente em outro estado brasileiro e que não será contabilizado como caso do Amazonas.

Atendimento


A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.


A FVS-RCP acrescenta, ainda, que mantém a vigilância ativa e sensível nos 62 municípios, por meio de nota técnica disponível para as vigilâncias epidemiológicas e laboratorial sobre prevenção e controle da doença.


CREDITOS: g1-Amazonas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.