Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos entrega mais 1,4 tonelada de alimentos para pessoas carentes

A doação beneficiou mais de 60 famílias, por meio da instituição social Ministério Apostólico Ação Missionária
Nesta quarta-feira (27/07), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), via Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), entregou 1,4 tonelada de alimentos para a instituição social Ministério Apostólico Ação Missionária, localizada na rua Xavier Marques, bairro Compensa 2, zona oeste de Manaus.
O secretário da Sepror, Petrucio de Magalhães Junior, acompanhou o trabalho da equipe técnica da secretaria, que entregou os alimentos para mais de 60 famílias em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos coletados são doados pelos feirantes das Feiras da Banana e Manaus Moderna.
As doações abrangem itens que não serão comercializados, entre verduras, frutas e legumes, que estão muito maduros, mas que ainda se encontram em boas condições, tendo todos os seus valores nutricionais preservados. Cada uma das famílias foi beneficiada com um kit de fruta, verduras e legumes (FLV), contendo cebola, tomate, cheiro-verde, couve, limão e pepino.
A presidente e pastora da instituição, Raimunda Nonata, destacou que essa é a segunda doação que o Ministério está recebendo. "Já é a segunda doação que nós recebemos.  A primeira doação foi 185 quilos, e agora mais de uma tonelada. Só hoje ajudamos mais de 60 famílias. Todo mundo saiu feliz daqui. Então, para mim, é gratidão", finalizou.
 
Perspectiva
O Programa tem a previsão de fazer mais três entregas para o Ministério Apostólico Ação Missionária, totalizando aproximadamente 4 toneladas de alimentos até o final de 2022.
 "Hoje o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos fez a entrega de 1.400 quilos de frutas, legumes e verduras. Cada família recebeu aproximadamente 23 quilos. Esse programa é de grande relevância, pois no Brasil mais de 33 milhões de pessoas se encontram em insegurança alimentar grave. Significa dizer que hoje nós temos mais de 33 milhões de pessoas passando fome. E a Região Norte do Brasil apresenta 20% da população em insegurança alimentar grave", comentou o coordenador do Programa de Combate ao Desperdício, Carlos Henrique Conceição.
 
Associação
O Ministério Apostólico, atende pessoas em vulnerabilidade social, através de ofertas de cursos profissionalizantes, com voluntários da igreja; ação social de cidadania; visita domiciliar para pessoas que estão doentes; e levam cestas básicas, que arrecadam na doação da igreja.
 
Balanço
Desde 2019, o Programa Estadual de Combate ao Desperdício arrecadou 553 toneladas de alimentos, distribuídos para 1.189 instituições socioassistenciais, beneficiando 377 mil pessoas.
 
FOTOS: Divulgação/Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.