Festival do Leite terá vasta programação de apoio ao produtor rural

Distribuição de alevinos, entregas de motores rabetas e realizações de cursos de capacitação são algumas das ações voltadas aos produtores rurais da região

Durante a realização do 24ª Festival do Leite e 23ª Feira Agropecuária de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), acontecerá uma série de ações para atender o produtor rural. O evento que começa nesta quinta-feira (28), contará com entrega de alevinos e motores rabetas, cursos de capacitação, concurso leiteiro, assinatura da Identificação Geográfica (IG) do queijo de Autazes e acesso ao crédito rural.

Toda programação ocorrerá no Parque de Exposição Jair de Menezes Tupinambá, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), da Agência de Defesa Agropecuária (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas(ADS), em parceria com a prefeitura local.

Fomento – Na sexta-feira (29), serão repassados 50 mil alevinos de tambaqui e 400 mil pós-larvas para prefeitura de Autazes, que serão entregues para os piscicultores do município, com o intuito de incentivar e fortalecer a atividade aquícola. Também serão entregues 100 motores rabetas, para contribuir com a locomoção e escoamento da produção rural para os centros de distribuição, garantindo melhores condições de vida aos produtores.

Capacitação – Os produtores rurais, feirantes, estudantes, técnicos e entusiastas do setor primário, também receberão cursos profissionalizantes. Segue a programação:

Na sexta, às 11h – Tecnologia Aplicada na Aquicultura; 15h – Tecnologia para o Cultivo de Mandioca e Milho; 16h – Boas Práticas de Ordenha.

No sábado, às 8h – Administração de Pequenas Propriedades Rurais; 9h – Boas Práticas na Produção de Hortaliças; 11h – Controle de pragas nas Pastagens e Alimentos Alternativos de Ruminantes; 13h30 – Boas Práticas de Criação de Aves de Corte e Postura; 16h – Combate ao Desperdício de Alimentos.

Retomada – Para a realização da Feira Agropecuária, o município recebeu R$ 200 mil em recursos financeiros, com o objetivo de promover as atividades agropecuárias desenvolvidas no município, além de incentivar à comercialização de animais, máquinas, equipamentos e veículos, para gerar renda aos feirantes e aquecer a economia local.

O repasse dos recursos visa incentivar a retomadas dos eventos agropecuários no interior do Amazonas, buscando oportunizar aos produtores o acesso ao crédito rural, novas tecnologias de produção sustentável e capacitações.


THOMAZ RURAL

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.