Ação integrada promove recadastramento de pescadores em Boca do Acre

 Aproximadamente 150 novas carteiras de pescadores foram expedidas 

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/Mapa), por meio do Convênio de Cooperação Técnica, realizaram uma ação de apoio ao cadastramento e recadastramento de pescadores artesanais entre terça-feira (05/07) e sábado (09/07), no município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros da capital). 
Foram expedidas aproximadamente 150 novas carteiras de pescadores. Com isso, novos recursos serão injetados na economia do município, já que cada carteira representa quatro salários mínimos, totalizando R$ 4.848,00; que serão pagos por meio do Governo Federal, através do Seguro Defeso, benefício pago todo ano aos pescadores que estiverem com o seu Registro Geral da Pesca (RGP) ativo.
Também foi realizada a capacitação dos colaboradores da Colônia de Pescadores Z18, para que eles estejam aptos a prosseguir o trabalho de forma contínua no município.
Na ocasião uma equipe da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), expediu mais de 2.500 Registros Gerais (RG) de primeira e segunda vias para a população local.
A ação foi coordenada pelos técnicos da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror e da Divisão de Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/Amazonas), que realizaram operações de cadastro e recadastramento, e demais orientações aos pescadores locais. 
Para o secretário-executivo Adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, todo investimento feito para beneficiar o pescador é essencial, pois movimenta a economia local e gera renda para os pescadores do município. “É com grande satisfação que executamos esse trabalho exitoso em prol do pescador”, disse o secretário. 
O pescador Nando Souza, morador da comunidade Santa Rita, em Boca do Acre, destacou a importância do recebimento da documentação. “É de uma importância muito grande estarmos recebendo esse documento, pois se trata de um benefício que vai auxiliar na nossa renda, além de trazer valorização pelo nosso trabalho”, destacou.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Boca do Acre, da Colônia de Pescadores Z-18, da Casa Militar e da equipe do deputado estadual Adjunto Afonso, requerente da ação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.