Governo do Amazonas apoia 8ª Feira de Bubalinos em Parintins

 
Após 27 anos, evento volta acontecer com o apoio do Estado, em parceria com a Prefeitura e Associação de Pecuaristas da região

Para fortalecer a bubalinocultura, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participa da 8ª Feira Bubalinos de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que iniciou ontem (02/06), com cavalgada pela cidade, e segue até domingo (05/06). O evento foi resgatado pela Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Parintins, para impulsionar a atividade no município, que tem rebanho estimado em 3.700 animais de 65 criadores.
Por ocasião da abertura do evento, a Sepror celebrou um termo de convênio com a prefeitura local para repasse de R$ 200 mil e ofereceu capacitação para produtores, estudantes e público em geral. Cerca de 260 beneficiários diretos e 167 produtores rurais cadastrados na APP estão participando da feira.

A 8ª Feira de Bubalinos tem como proposta estimular e difundir boas práticas para produção bubalina, envolvendo as áreas de melhoramento genético, nutrição, sanidade, mecanização agropecuária, reprodução, entre outros aspectos. Além dessas atividades, o evento quer apresentar a potencialidade e a importância da criação de búfalos para a economia de Parintins, gerar oportunidades de negócios com a abertura de novos investimentos no setor e aumentar a produção de leite.
Também participaram da abertura os dirigentes e representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam), e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).
“Isso tudo é fruto de um planejamento. O Governo do Amazonas criou o Programa Agro Amazonas. E isso está no nosso planejamento pós-pandemia, estimular, apoiar, incentivar e investir nas feiras agropecuárias, que mexem com a economia, não só para o produtor rural, para o consumidor, para o comércio. A gente vê aqui a cidade de Parintins muito movimentada com a feira, após 27 anos sendo resgatada”, apontou Petrucio Magalhães Júnior, secretário titular da Sepror.
O presidente da APP, Telo Pinto, destacou a parceria para o sucesso do evento. “A gente precisa nos dar as mãos sempre, para que a gente possa fazer sempre mais, e buscar acima de tudo a unidade e o crescimento do setor primário do nosso município e do nosso estado. A gente sabe que o modelo Zona Franca vem sofrendo muitos ataques, e nossa alternativa econômica é justamente o setor primário, por isso precisamos estabelecer essa política da parceria”, afirmou.
No primeiro dia aconteceram também os cursos ministrados por técnicos da Sepror, com temas relacionados a Administração de Pequenas Propriedades Rurais, Manejo Florestal, Cultivo da Mandioca, e Mecanização Agrícola. Assim como a Adaf fez a entrega do certificado de autorização do evento agropecuário e o descerramento da placa que marca as reformas do Parque de Exposição, que contou com investimento do Governo do Amazonas.
FOTOS: Deyserreen Costa/Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.