Sepror realiza curso de guias de pesca esportiva em Nhamundá

 

Meta é gerar oportunidades de emprego, além de incentivar turismo local

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), encerrou, no sábado (30/04), as atividades do curso de formação de guias de pesca esportiva para produtores rurais dos rios Nhamundá e Paratucu, situados no município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus). A iniciativa visa profissionalizar o segmento para gerar futuramente economia e renda, por meio do turismo nas localidades.

O curso foi desenvolvido ao longo de seis dias, ministrado pelo engenheiro de pesca da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Flávio Rubens. Ao todo, participaram 25 produtores das comunidades Sete Ilhas, Apéua, Cuipiranga, Galileia e Português.

De acordo com dados da Sepror, os rios Nhamundá e Paratucu se tornaram destino frequente de pescadores de todo o Brasil, devido à presença do tucunaré vazzoleri, que é um peixe de grande porte, apresentando grande resistência ao ser capturado esportivamente.

Continuação – A próxima atividade na região ficou agendada para o mês de junho, e terá como objetivo principal dar continuidade ao processo de Ordenamento Pesqueiro dos rios Nhamundá e Paratucu.

O curso de formação de guias de pesca esportiva é um curso profissionalizante gratuito realizado por técnicos da Sepror, em parceria com órgãos do estado e prefeituras municipais, com o objetivo de capacitar produtores rurais em municípios com potencial na pesca esportiva e incentivar o turismo nas regiões.

A capacitação abrange temas como legislação, aspectos biológicos do tucunaré (Cichla spp.), monitoramento e preenchimento do diário de bordo, utensílios e tipos de arremessos utilizados na pesca esportiva, segurança e posicionamento durante a navegação, além de boas práticas no manuseio do peixe capturado.

“O curso vai agregar mais conhecimento teórico e prático para nós, piloteiros, no sentido de melhorar a qualidade de nossos serviços prestados aos praticantes da pesca esportiva”, afirma o ribeirinho Adison Ribeiro Martins.

FOTOS: Divulgação Sepror

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz e Deyserreen Costa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.