Sepror oferece curso de retirada de espinha de peixe em Iranduba

O objetivo é a capacitação de pescadores, piscicultores e público em geral do município

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM) ofereceram, no último sábado (30/04), cursos de capacitação aos pescadores do município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). O objetivo da oficina foi de orientar os participantes sobre as boas práticas na manipulação do pescado, visando o beneficiamento e agregação de valor ao preço final do produto.

As capacitações foram realizadas na Unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) de Iranduba, e na Associação de Pescadores e Pescadoras de Iranduba (Aspepi). A primeira oficina ocorreu pela parte da manhã, na Aspepi com uma turma de 15 participantes; e a segunda ocorreu durante a parte da tarde na Unidade Local do Idam, contendo 20 alunos. Ao todo foram beneficiadas 35 pessoas.

O curso foi ministrado pelos técnicos da Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Nalva Francisca, Nilton Rodrigues e Glaucia Lima. Na oficina de retirada de espinhas de peixe, os capacitados receberam orientações a respeito do manuseio e limpeza do pescado, posicionamento correto da faca para o corte dorsal e separação das bandas do tambaqui, além do corte em Y para retirada das espinhas.

O Secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura, Leocy Cutrim, comenta a importância do curso.

“Essa atividade da retirada de espinha do peixe possibilita aos pescadores e piscicultores agregar mais valor ao pescado e melhorar o seu negócio”, disse o secretário.

FOTOS: Divulgação Sepror

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz e Deyserreen Costa



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.