Maternidade Balbina Mestrinho lança campanha de doação de frascos para armazenamento de leite materno

 Campanha inicia nesta segunda-feira (09/05), lançada pelo Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui

A Maternidade Balbina Mestrinho, por meio do Banco de Leite Humano (BLH) Fesinha Anzoategui, iniciou, nesta segunda-feira (09/05), a campanha de doação de frascos para armazenamento de leite materno. Neste mês, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), intensifica ações de incentivo à doação de leite materno para recém-nascidos. 

Entre janeiro e abril deste ano, o BLH Fesinha Anzoategui recebeu doações de 71 frascos. No mesmo período do ano passado, a unidade recebeu 476 recipientes. A queda na doação dos frascos ocorreu em todos os três bancos de leite do estado, saindo de 710, de janeiro a abril de 2021, para 316, no mesmo período, neste ano. 

Além da doação do líquido produzido em excesso por algumas mães, a doação dos frascos é de suma importância para o armazenamento adequado do leite, a fim de manter sua qualidade até o momento de ser recebido pelas crianças que mais necessitam.     

A campanha de doação dos frascos ocorre ao longo de todo o ano, mas, neste mês, terá maior incentivo no período de hoje (09/05) a 19 de maio. O coordenador do BLH Fesinha Anzoategui, Fabrício Rolim, esclarece que os recipientes doados devem ser de vidro e com tampa de plástico, com capacidade de armazenamento de 300 a 500 mililitros (ml).

A doação dos frascos pode ser feita de duas formas: diretamente na Maternidade Balbina Mestrinho, na zona sul de Manaus, ou com o doador solicitando a retirada dos recipientes em sua residência. A coleta domiciliar é realizada quando o doador possui mais de sete frascos.

“O frasco de vidro com tampa de plástico é o único recipiente capaz de manter as características físico-químicas do leite humano. O banco de leite tem recebido poucas doações. Isso dificulta todo o processo desde o recebimento até a administração do leite para os bebês que necessitam”, disse Fabrício. 

O pedido de coleta pode ser realizado através do contato (92) 99339-0130. Além da doação por pessoas físicas, empresas também ajudam neste trabalho de captar e doar os frascos.

Reforço – Além do BLH Fesinha Anzoategui, o BLH da Maternidade Ana Braga e o BLH da Galileia, localizado na Maternidade Azilda Marreiro, também precisam reforçar seus estoques de frascos. O BLH Ana Braga realiza a coleta em domicílio a partir de 10 potes. O agendamento pode ser realizado por meio dos contatos (92) 3647-4235 e 98197-1550.

O BLH Ana Braga ainda vai contar, a partir deste mês, com a abertura de um novo posto para coleta de frascos no condomínio Alphaville Manaus 4, no bairro Ponta Negra, zona oeste da capital. 

O BLH da Galileia também realiza a coleta de potes em casa. O agendamento pode ser realizado pelos números (92) 3643- 5523 ou 99179-5783.  Esses mesmos contatos também podem ser utilizados para agendamento da coleta das doações de leite materno.

FOTOS: Gilmar Miranda e Rodrigo Santos/SES-AM

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): comunicacao@saude.am.gov.br e (92) 99470-6831.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.