Hospitais da SES-AM têm 70% dos leitos ortopédicos ocupados por vítimas de acidentes de trânsito

 
O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, pede ajuda de todos para redução dessas fatalidades

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registra nos três Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) adultos de Manaus, geridos pela pasta, que 70% dos leitos destinados para pacientes ortopédicos são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, nesta primeira semana de maio. O cenário chama atenção para a necessidade de prevenção no trânsito, e o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, pede a ajuda de todos para redução dessas fatalidades.

O alerta da SES-AM é feito para reforçar a campanha de prevenção a acidentes e segurança no trânsito, durante o Maio Amarelo. Neste ano, o Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), trabalha o tema “Juntos Salvamos Vidas”, com foco na redução dos acidentes de trânsito e na conscientização da população quanto ao risco de dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

As ações de conscientização e fiscalização resultaram na redução de 32% nos atendimentos de vítimas por acidentes de trânsitos nos HPSs João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo, entre janeiro a abril deste ano, mas os números não deixam de ser preocupantes, por manterem elevada a taxa de ocupação dos leitos destas unidades hospitalares.

“Nós vimos que 70 a 80% dos leitos, dependendo da unidade, são de pacientes politraumatizados, que tiveram vários traumas, e claro, quase 100% deles são por acidentes de trânsito: motos e veículos. E infelizmente causados pelo excesso de velocidade e a imprudência no trânsito. É muito importante que a gente faça uma forte campanha educativa, pois os nossos dados não mentem, precisamos da ajuda de todos. Essa vai ser uma meta da gente, trabalhar para reduzir essas fatalidades”, alertou Anoar Samad.

Nos três HPSs adultos, até quarta-feira (04/05), havia cerca de 180 pacientes internados para tratamento em ortopedia, sendo 125 vítimas de acidentes de trânsito. 

Atendimentos – O número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito registrados pela SES-AM nos HPSs adultos da capital caiu de 4.395 no ano passado, entre janeiro a abril, para 3.001 neste ano, de janeiro a 27 de abril. A queda se deve, principalmente, à redução dos acidentes envolvendo motocicletas, que foi de 43,4%, saindo de 3.062 para 1.733 entradas.

Porém, houve aumento de 44% das vítimas de acidentes de carro, saltando de 431 para 621 atendimentos. Os atropelamentos também apresentaram queda de 35,4% e ainda 16,9% dos acidentes foram com causa não especificada.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): comunicacao@saude.am.gov.br e (92) 99470-6831.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.