Em Parintins, Governo do Amazonas lança Workshop Bem Receber e anuncia ações para fortalecer o turismo

 Além do Workshop, foi anunciado o auxílio na reforma de 200 triciclos, início da construção de infraestrutura turística e entrega de certificados

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), lançou, nesta segunda-feira (09/05), ações para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo na cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), entre capacitações e infraestrutura. 

Nas ações constam o Workshop Bem Receber, com a capacitação de prestadores de serviços turísticos, auxílio na reforma de 200 triciclos; construção de infraestrutura turística na Comunidade Santa Rita - Serra da Valéria; e certificação de alunos que concluíram os cursos realizados pela parceria entre Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Amazonastur.  

“Esse pacote de ações aqui em Parintins foi o que determinou o nosso governador Wilson Lima, sensível aos amigos do interior, principalmente a Parintins, nesse momento de retomada do Festival. Esse pacote está ocorrendo por conta da alta demanda dos profissionais aqui da cidade”, explicou o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.

O presidente da Amazonastur ressalta que a capacitação nesta época do ano em Parintins é estratégica. "Amazonastur vai trabalhar dia e noite para capacitar cada vez mais o trade, aquele que vive do turismo, aquele que leva para casa o sustento do turismo para que ele recebe o turista, consiga refinar o seu atendimento, que o turista chegue aqui, seja bem recebido e saia da cidade feliz para que ano que vem a gente tenha uma um festival maior ainda”, afirmou. 

O projeto Workshop Bem Receber vai qualificar um total de 850 prestadores de serviços turísticos, para a melhoria no atendimento ao turista, durante os grandes eventos do Estado, como o Festival Folclórico de Parintins. O projeto ocorre em formato de palestras pela empresa amazonense com expertise internacional, Singulari Consultoria, que tem atuação focada no desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças. A metodologia envolverá palestras de 2 horas/aula (cada turma), com a apresentação de vídeos, dinâmicas e atividades práticas sobre qualidade no atendimento ao turista.

O workshop Bem Receber inicia pelo município de Parintins, como uma ação preparatória do Governo do Estado do Amazonas para o 55º Festival Folclórico. Na ilha Tupinambarana serão oferecidas seis turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, somando 300 vagas, sendo 250 na sede do município e 50 na região da Serra da Valéria, na Comunidade de Santa Rita.

Público-alvo - As palestras serão direcionadas aos tricicleiros; taxistas/mototaxistas; atendentes de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio em geral, atendentes de porto e aeroporto; vendedores ambulantes; garçons; artesãos; guias/monitores/condutores de turismo e de pesca; piloteiros, permissionários de feiras e mercados; camareiras, dentre outros.

O workshop também vai beneficiar os municípios Barcelos, Itacoatiara, Manaus, Manacapuru e Maués, e ocorrerá em formato presencial. As próximas edições do Workshop Bem Receber acontecerão em datas que antecedem os grandes festejos locais como: a temporada de pesca esportiva, em Barcelos; o Fecani, em Itacoatiara; a temporada de cruzeiros, em Manaus; o Festival de Cirandas, em Manacapuru; e a Festa do Guaraná, em Maués. 

Infraestrutura turística - Foi anunciado o início da construção da infraestrutura turística na a Comunidade Santa Rita, na Serra da Valéria, para atender as demandas dos visitantes na temporada de cruzeiros.  

“Já temos uma empresa ganhadora que deve iniciar os trabalhos nas próximas semanas. O contrato já está assinado, inclusive, a primeira etapa será pavimentação, terraplanagem, um portal e dois terminais de embarque e desembarque”, destacou o presidente da Amazonastur. 

Símbolo do município e do Festival Folclórico, o triciclo é um dos principais meios de transporte de Parintins. Para beneficiar o segmento, o Governo do Amazonas também realiza o auxílio na reforma de 200 triciclos, com investimento de R$ 50 mil, para o atendimento da população e de turistas que visitam a ilha.

“É uma demanda para que eles possam ter um instrumento de trabalho digno, exercer sua atividade econômica de uma maneira digna, séria, que possa levar para casa seu dinheirinho que é muito importante para eles e para economia do estado”, disse Gustavo Sampaio.

Conforme o deputado e presidente da comissão de turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Tony Medeiros, o turismo movimenta R$ 100 milhões na economia de Parintins durante o Festival, sendo uma alternativa econômica de desenvolvimento para o município.

"O que mais importa nesse momento é a capacitação de todos os envolvidos e a Amazonastur cumpre a sua função nesse momento. Então só tenho que parabenizar o governador Wilson Lima por esse pacote de ações destinadas ao turismo e, também, parabenizar a Amazonastur por ter esse olhar diferente junto ao Festival Folclórico de Parintins", ressaltou o parlamentar.

Certificação – Apostando na qualificação para o desenvolvimento do turismo regional, 64 alunos concluíram os cursos de Inglês Aplicado ao Turismo, Agente de Informações Turísticas e Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos por meio da parceria do Cetam e da Amazonastur.

“Fiz o curso de inglês para ajudar no meu trabalho de tricicleiro, para receber os turistas que vem a nossa cidade pelo festival, fora do festival, como eles vêm por passeio turístico, nós estamos prontos para receber eles e levar a passeio turístico”, contou o tricicleiro Adelson Cativo que recebeu o certificado do curso de Inglês Aplicado ao Turismo.

O presidente da câmara dos vereadores e prefeito em exercício, Matheus Assayag, destacou a união entre as esferas estadual e municipal para fortalecer o turismo em Parintins. “É fundamental todo esse trabalho que vem sendo feito pela Amazonastur em parceria com a prefeitura, em parceria com o Cetam para que a gente possa cada vez mais atingir outros patamares”, declarou

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur 

SONORAS: Gustavo Sampaio, presidente Amazonastur; Adelson Cativo, Tricicleiro

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur): Anayra Benevides (98130-4009).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.