Sepror reúne com lideranças indígenas do Baixo Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e a Fundação Estadual do Índio (FEI), reuniu, na quinta-feira (28/04), com lideranças indígenas do município de Nhamundá (distante 383 quilômetros de Manaus) com a finalidade de alinhar ações para atender as comunidades da região.

Ao todo, participaram 15 lideranças indígenas do povo da etnia “hexkaryana, kaxuyana, tunayana” de comunidades do Alto Rio Nhamundá. A reunião ocorreu na sede do Sistema Sepror, localizado na Avenida Carlos Drummond de Andrade, bairro Japiim.

Na ocasião foram alinhadas as ações para atender as comunidades com realização da prestação de assistência técnica, extensão rural e cursos de capacitação, por meio do
Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), além da assistência da Sepror, para auxiliar na organização das comunidades indígenas para participarem de editais de chamamento público, disponibilizados pelo Governo do Amazonas.

De acordo com o Secretário da Fei, Zenilton de Souza, a proximidade e o dialogo junto as lideranças indígenas do baixo amazonas, é essencial para desenvolver políticas públicas para atender as comunidades.

“Estamos vivendo um novo momento. Tivemos encaminhamentos importantes, como a participação das comunidades indígenas em editais, cursos, assistência técnica. Essa parceria entre a Sepror e Fei é significativa, traz resultado e transparência”, fala Zenilton.

“Inserimos no Programa Agro Amazonas o apoio aos agricultores indígenas. Já temos 12 técnicos indígenas contratos para ajudar o Idam na orientação e acompanhamento das atividades produtivas. Além disso, estamos comprando a produção, seja por meio do PREME, PAB e PAF e promovendo o fomento com doação de equipamentos pelo FPS, sementes e mudas que tem ajudado o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas”, finalizou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Fotos: Emerson Martins/Sepror

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz e Deyserreen Costa.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.