Sepror levou curso de guias de pesca esportiva do tucunaré a moradores do lago de Balbina



 Cursos também ensinaram como fazer a retirada de espinhas de tambaqui

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou cursos de formação de Guias de Pesca Esportiva e Retirada de Espinhas de Peixe para moradores do distrito de Rumo Certo, situado às margens do lago de Balbina, zona rural do município de Presidente Figueiredo, no período de terça-feira (05/04) a sexta-feira (08/04), capacitando 13 moradores da comunidade. Os cursos foram ministrados por Flávio Ruben, engenheiro de pesca; Fabiano Reis, técnico agrícola; e Nalva Francisca, técnica em recursos pesqueiros, todos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror.

A cada ano aumenta o número de turistas que procuram a região do lago de Balbina para a prática da pesca esportiva e o Governo do Amazonas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sindicato de Pescadores do Rumo Certo, vem fomentado esse segmento, capacitando os moradores para prestação de um serviço de excelência no recebimento e condução dos pescadores esportivos, além da capacitação em beneficiamento do pescado para a mão de obra que trabalha no segmento da gastronomia nas pousadas de pesca da região.

Durante o curso de formação de Guias de Pesca Esportiva, os alunos receberam explicações gerais sobre a atividade, incluindo informações sobre legislação, importância para o desenvolvimento comunitário, aspectos biológicos do tucunaré (Cichlla spp.) – espécie que faz parte do processo esportivo – utensílios e tipos de arremesso de anzol utilizados na prática do esporte, assim como orientações sobre segurança e posicionamento durante a navegação, além de boas práticas no manuseio do peixe capturado.

Na oficina sobre o processo de retirada de espinhas de peixe, os participantes do curso também receberam orientações quanto ao manuseio e limpeza do pescado, posicionamento correto da faca para o corte dorsal e separação das bandas do tambaqui, além do corte em “Y” para retirada das espinhas.

Segundo o titular adjunto de Pesca e Aquicultura, Leocy Cutrim, a capacitação recebida pelos moradores os credencia como guias de pesca e especialistas no trato de pescado, profissionalizando os mesmos, gerando dignidade e oportunidades de emprego e renda para a população local.

“A pesca esportiva é um importante segmento econômico no Estado do Amazonas e os praticantes desse esporte necessitam de pessoas capacitadas e experientes para guia-los aos melhores locais pesqueiros, o que torna os moradores do Distrito do Rumo Certo aptos para prestação desse serviço. Já a oficina de beneficiamento de pescado traz melhoria na qualidade do pescado que é ofertado aos pescadores esportivos durante a hospedagem nas pousadas locais o que garante pratos regionais de boa qualidade, cativando o esportista e o turista para retorno a cada temporada”, disse Cutrim.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz (98121-5632) e Deyserreen Costa (99333-8273).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.