Município de Coari entrega kits para incentivar a literacia familiar

 

O município de Coari, o único do Amazonas a ser selecionado para executar a Ação Piloto do Programa Conta pra Mim, deu início, nesta quinta-feira (28), a entrega dos 388 kits de Literacia Familiar enviados pelo Ministério da Educação para o desenvolvimento das atividades. O público alvo são as crianças selecionadas pelo Governo Federal, através do Cadastro Único, que são acompanhadas pelo Programa Criança Feliz.

A cerimônia aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS 1, no bairro Urucu, com a presença de várias autoridades municipais e famílias acompanhadas pelo Criança Feliz. Ao todo, foram entregues 100 kits durante o evento desta quinta, os demais serão entregues, em domicílio, no decorrer dos próximos dias.

A secretária da Casa Civil e Relações Institucionais, Laura Coelho, que representou o Governo Municipal na ocasião, ressaltou a importância do projeto para a promoção do desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância. "A educação transforma vidas, então é muito importante que as crianças tenham esse contato com os livros. E essa é uma causa cujo compromisso é uma prioridade para o prefeito Keitton Pinheiro e o vice Edilson Lima", afirmou.

A Ação Piloto de Literacia Familiar é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania que integra os programas Criança Feliz e Conta pra Mim para estimular o envolvimento familiar na aprendizagem e contribuir para a melhoria do processo de alfabetização das crianças. 


A coordenadora local da Ação Piloto, Elisângela Figueiredo Carlos, explica que os kits são compostos de um jogo de percurso “A Aventura do Tito”, um fôlder orientativo e 20 livros da Coleção Conta pra Mim. "O principal objetivo é promover a Literacia Familiar, estimulando a leitura de forma lúdica e participativa entre pais e filhos. Afinal, a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita começa em casa, na convivência familiar", destacou.

Ainda conforme ela, essa é a terceira etapa firmada no termo de adesão ao programa que o município cumpre. A primeira foi a escolha do coordenador local, e a segunda, a capacitação das equipes do Criança Feliz, que no dia 4 de fevereiro deste ano receberam, em uma programação especial, os certificados referentes ao curso Práticas de Literacia Familiar nas Visitas do Programa Criança Feliz.

Desenvolvido em parceria com a prefeitura, o Criança Feliz é executado por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), sendo referência na excelência e funcionamento do programa no Estado. A equipe é formada por 14 visitadores e duas supervisoras, que acompanham 400 crianças e gestantes e suas respectivas famílias por todos os bairros da cidade, atuando em quatro eixos: cognitivo, linguístico, motor e socioemocional, e contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.