Luis Fabian é empossado como conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas


Fabian assume o cargo deixado por Julio Cabral, que era o decano da corte e se aposentou na última terça-feira, 29, por problemas de saúde

Luis Fabian Pereira Barbosa é o novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Empossado na manhã desta terça-feira, 5, Fabian passa a integrar a  Corte de Contas e  defendeu que sua atuação será moldada por valores de ética, publicidade, transparência e moralidade. Fabian também afirmou que é necessário um senso de orientação por parte do tribunal para aqueles que gerem o erário.

“Eu penso que o mais importante enquanto julgador de contas é sempre ter um senso orientador. Orientar prefeitos, orientar secretários de estados, secretários municipais para que eles sejam bons gestores. Eu penso que a atuação repressora deve ser sempre delegada a um segundo plano. Creio que o trabalho do Tribunal de Contas, especialmente da Escola de Contas na formação e qualificação desses gestores, é fundamental para o bom uso da coisa pública”, disse Fabian.

Luis Fabian foi nomeado pelo governador Wilson Lima, após ter seu nome aprovado por unanimidade pelos 24 deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Fabian assume o cargo deixado por Julio Cabral, que era o decano da corte e se aposentou na última terça-feira, 29, por problemas de saúde.

Fabian afirmou que nos últimos quinze anos em que esteve à frente de várias pastas na prefeitura e no estado, coordenando despesas o legitimam para o cargo. “Montei a minha qualificação acadêmica, minha formação na área do direito, seguida por uma especialização mestrado e doutorado na academia onde sou professor e exerço o magistério já há 16 anos”, destacou.

Sobre sua mais nova função, o conselheiro afirmou que a prioridade é levantar todos os processos que estão pendentes de julgamento. “Zerar a nossa pauta até o final do ano para que nós possamos dar celeridade aos novos processos de prestação contas e gerar para os prefeitos e ordenadores de despesa a tranquilidade necessária de terem suas contas julgadas tão logo saiam dos seus cargos”, afirmou.

O governador Wilson Lima celebrou a posse e fez elogios ao trabalho de Fabian. “Hoje a gente veio prestigiar a posse de mais um membro do TCE. O doutor Fabian tem uma sensatez e equilíbrio muito grande, eu espero que ele possa de forma muito acertada tomar decisões nesse processo de orientação no uso dos recursos públicos”, destacou. 

Érico Desterro, presidente do tribunal, elogiou Luis Fabian e declarou que tem certeza que o novo conselheiro fará um trabalho a par da grandiosidade do tribunal.  “Agora, a entrada de um jovem conselheiro, o doutor Fabian. Que venha crescer com os seus conhecimentos técnicos e de gestão ao colegiado do tribunal de contas. Espero que ele preste, e eu tenho certeza absoluta que isso acontecerá, um bom trabalho à sociedade, de sobremaneira ao controle externo da administração pública”, disse.

Desterro elogiou o trabalho do agora ex-conselheiro Julio Cabral e agradeceu os trabalhos que desenvolveu na corte. “O conselheiro Júlio que aposentou e prestou um imenso serviço ao estado do Amazonas, ao Tribunal de Contas, uma pessoa que ficará marcada na história do Tribunal de Contas do Amazonas”, lembrou o presidente.

Estiveram no evento o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, o desembargador João Abdala Simões, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, o deputado federal Alberto Neto, o defensor público-geral Ricardo Queiroz de Paiva, Jean Cleuter, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM)

Biografia

Na área do Direito, Luis Fabian Pereira Barbosa é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, além de ser professor da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Também atua como presidente da Diretoria Executiva do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU/Manaus).

Tem experiência consolidada nas áreas de gestão empresarial, administração pública e consultoria jurídica, bem como no magistério do Direito Administrativo, Financeiro e Tributário. Dedica sua carreira, há 15 anos, à gestão pública e privada da Educação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.