Idam faz cadastramento de pescadores artesanais da zona rural de Manaus para emissão de cartão do produtor

 
Cerca de 80 famílias rurais foram atendidas na ação

Pescadores artesanais da zona rural de Manaus, que buscam nos rios a alimentação diária, receberam ações do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) para emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP). A atividade aconteceu nas comunidades São Sebastião e Agrovila e contou com a participação de 80 famílias rurais.  

O direito que beneficia famílias rurais de todas as regiões do Amazonas surgiu após inúmeros pedidos do setor pesqueiro, e já vem sendo executado pelo Idam. As exigências para inserção de pescadores e aquicultores ao benefício constam na Portaria Normativa nº 001/2020 que define critérios para a classificação das atividades.

Pessoas que pescam em pequena escala, para a própria sobrevivência, passaram a ter os mesmos direitos e garantias que os agricultores, como a isenção de alguns impostos, descontos nas compras de insumos, máquinas e equipamentos, além de permitir ao pescador a comprovação do exercício da atividade. 

 “A inclusão dos pescadores artesanais no Cartão do Produtor Primário é um reconhecimento do Governo do Amazonas que ao longo dos anos vai garantir muitos benefícios às famílias. Benefícios esses que vão desde a compra de insumos essenciais para desenvolvimento da atividade até a participação em programas de comercialização da produção”, enfatizou o engenheiro de pesca e gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam, Daniel Borges

A pescadora Omaira Xavier, de 55 anos, moradora da Comunidade São Sebastião há 15 anos, destacou a importância do cartão do produtor. "Com esse cartão temos como comprovar nossa profissão, temos mais segurança em tudo para continuarmos morando onde amamos, que é aqui. Só tenho a agradecer", comemorou.

Diferente da vizinha Omaira, Paulo Souza nasceu na comunidade e aos 55 anos sobrevive como agricultor familiar e agora terá acesso ao benefício como pescador artesanal. "Agora vou poder comprar materiais a preços menores e assim ganhar um pouco mais com a pesca", disse Paulo. 

FOTOS: Nailson Castro/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Adriano Trigueiro (98406-5021) e Paula Vieira (99349-1851).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.