Governo do Amazonas profissionaliza produtores rurais durante a 5ª Feira da Piscicultura de Rio Preto da Eva


O curso faz parte da programação do 2° Workshop da Piscicultura do município

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, nesta quinta-feira (31/03), o curso de Monitoramento da Qualidade de Água na Piscicultura, durante a 5ª Feira da Piscicultura e 40º Aniversário de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus).

Ao todo, foram capacitados mais de 25 produtores rurais do município de Rio Preto da Eva, ministrado pelo engenheiro de pesca da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Andreson Amâncio, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).

O piscicultor Donildo Serrão, que está iniciando na atividade, possui seis tanques de viveiro em sua propriedade localizada no quilômetro 53, da AM-010.

“Aprender nunca é demais, ainda estou iniciando no segmento da piscicultura. Atualmente, possuo 1 mil alevinos de tambaqui, e quero alavancar essa produção. Com esses ensinamentos poderei produzir peixes em ótima qualidade\”, diz Donildo.

Na palestra, foram abordados os temas sobre a necessidade de monitorar a qualidade da água do cultivo e fazer eventuais intervenções para sua melhoria. Os principais parâmetros que o produtor precisa estar atento, são com o oxigênio dissolvido, pH da água, alcalinidade, amônia. Assim como, temperatura, transparência e turbidez.

“Nosso objetivo é melhorar o desempenho dos piscicultores do município, através de orientações técnicas, e por meio de vistas nas propriedades dos produtores locais, para eles aprenderem na teoria e na prática essas informação técnicas, o planejamento e gestão para que ele possa aplicar em sua produção, e também tendo resultados positivos na comercialização”, finaliza o secretário executivo Adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim.

Para saber mais sobre os cursos, segue o link com a programação do 2° Workshop da Piscicultura de Rio Preto da Eva.

PROGRAMAÇÃO DO 2} WORKSHOP DA PISCICULTURA DE RIO PRETO DA EVA

FOTOS: Emerson Martins/Sepror

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz e Deyserreen Costa. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.