Sepror realiza primeiro fomento à pesca manejada no município de Coari/AM

Panagens beneficiam dez comunidades em áreas de acordo de pesca

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) em parceria com a Prefeitura Municipal de Coari, fez a primeira entrega de 14 panagens de malhadeira para pesca do pirarucu manejado a pescadores de dez comunidades representados pela Associação União Comunitária Indígenas e não Indígenas do Rio Copea – AUCINIRC e Associação Comunitária União da Vitória Indígena e não Indígena do Rio Copea – ACUV. A ação aconteceu na última sexta-feira (18/03).

A Sepror foi representada pelo titular da Secretário Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa). Leocy Cutrim, no ato de entrega da panagem às duas  áreas de acordo de pesca do Rio Cipea regulamentadas pelo Estado.

“São áreas responsáveis pela produção de cerca de 1.600 pirarucus na modalidade inteiro eviscerado, o que corresponde  a mais de 80 toneladas do peixe manejado, representando uma renda de aproximadamente meio milhão de Reais para a região, anualmente”, destacou Leocy Cutrim.

O fomento entregue aos pescadores representa uma economia de 50 mil Reais em equipamentos para as comunidades das regiões do rio Copea de Cima (seis comunidades) e Copea de Baixo (quatro comunidades).

Segundo a cacique da aldeia São José, tesoureira da Aucinirc (Copea de Cima), Maria Dione, os materiais vão melhorar a efetividade de pesca no Acordo: “As panagens entregues vão melhorar nossa pescaria, diminuindo o tempo de pesca e capturando maiores indivíduos, pois a malha é 160mm, o que vai garantir maiores pirarucus, consequentemente maior produção e melhor renda pro nosso povo”.

Fotos: Divulgação

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz e Deyserreen Costa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.