Idam recebe 320 mil doses de vacina contra a febre aftosa para distribuição a municípios do estado

Ação faz parte do programa nacional de erradicação e prevenção da febre aftosa e beneficia produtores de 39 municípios

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), está atuando na distribuição de vacinas em 32 municípios do estado, como parte da primeira etapa da campanha de vacinação. A expectativa é que cerca de 320 mil doses sejam distribuídas ao longo da primeira e segunda etapas da campanha.

Sobre a atuação do Idam na campanha de vacinação, o diretor-presidente do Instituto, Tomás Sanches, salientou a importância da iniciativa e convidou os pecuaristas do estado a procurarem as unidades locais do Idam para adquirir doses da vacina.

Febre Aftosa – A febre aftosa é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais de cascos fendidos.

Caracteriza-se por febre e lesões na boca, narinas, focinho, patas ou tetas. Os sinais clínicos típicos incluem depressão, perda de apetite, salivação excessiva, corrimento nasal, diminuição da produção de leite, claudicação (manqueira) e dificuldade de locomoção.

FOTOS: Kevyn Sousa/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Adriano Trigueiro (98406-5021) e Paula Vieira (99349-1851).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.