Governo do Amazonas participa do resgate dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, no Alto Solimões


Tabatinga é o primeiro de cinco municípios que recebe a comitiva do Governo para tratar do assunto

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs/AM), deu início, nesta terça-feira (22/03), em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital), a uma agenda de reuniões extraordinárias que vão acontecer em cinco municípios do interior do estado.

O objetivo é iniciar o processo de instalação ou reativação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e debater assuntos relevantes ao desenvolvimento do setor primário no estado.

Três municípios da Calha do Solimões se fizeram presentes por seus conselheiros e secretários municipais de Agricultura e Produção Rural de Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga.

“A partir de agora, faço um compromisso que o Conselho sai do papel e vamos começar a caminhar. Eu me sinto muito feliz com a presença do presidente do Conselho e ter explanado aqui diretrizes. E a liderança dentro do município ganha com isso, os presidentes, a comunidade, e lá na ponta, onde estão nossos agricultores, que realmente vão começar a ser valorizados e vão crescer nesse âmbito, que é o setor primário”, disse o secretário municipal de Produção Rural de Tabatinga, Aurélio Alves Souza.

Na ocasião, também foram apresentadas as ações e resultados do Programa Alimenta Brasil (PAB), do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e as subvenções estaduais, pelos seus respectivos representantes e coordenadores.

“É uma determinação do governador Wilson Lima que possamos manter um diálogo permanente com todos os atores que participam da produção de alimentos no Amazonas. Resgatamos desde o início do Governo o debate de políticas públicas para o setor primário no Cedrs, e estamos participando do resgate dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, começando pelo Alto Solimões, que é uma região importante de tríplice fronteira”, ressaltou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Tabatinga, Maria do Carmo, a reativação desse conselho é importante em Tabatinga para o desenvolvimento da agricultura familiar. Com certeza vai gerar muitos frutos, até mesmo porque está se falando de compras de alimentos, está se falando do desenvolvimento da agricultura familiar”, destacou.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.