Governo do Amazonas participa da II Semana Agro Ambiental em Coari


Governo participa e fomenta o setor primário com entregas à Prefeitura de Coari

Com objetivo de fomentar a atividade da pesca, piscicultura e agricultura familiar nos municípios do interior do estado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), entregou, nesta quarta-feira (16/03) à Prefeitura de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), mudas de citros, pós- larvas de tambaqui, motores rabetas e panagens de rede de pesca de pirarucu.

A ação de fomento aconteceu, durante a II Semana Agroambiental Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico, no Auditório Silvério José Nery, no município de Coari, onde foram entregues 50 kits de mudas de citros, totalizando 1.500 mudas de limão e laranjas; 200 mil pós-larvas de tambaqui, 100 motores rabetas e 15 panagens de rede de pesca para pirarucu.

“Estamos aqui em Coari representando o Governador Wilson Lima em uma semana importante, que reúne produtores rurais, extrativistas, pescadores, piscicultores, alunos e universidade local. Essa parceria do Governo e a Prefeitura, visa oferecer várias capacitações, debater a necessidade de diversificar a matriz econômica para complementar o modelo Zona Franca de Manaus, gerando emprego, renda e oportunidades. Além disso, fomentamos o setor primário do município com mudas, alevinos e equipamentos que ajudam o pequeno produtor rural, piscicultores e pescadores", destacou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

A ação faz parte do incentivo às atividades produtivas do setor primário pelo Programa Agro Amazonas e contou com apoio da Prefeitura Municipal, Associações, Sindicatos e Colônia de Pescadores da região.

Beneficiados– A iniciativa do Estado beneficia aproximadamente 200 pescadores, e indiretamente mais de 600 pessoas envolvidas na atividade pesqueira artesanal dos municípios, que receberam as rabetas. O investimento é de aproximadamente R$ 155 mil, realizado pelo Governo do Estado.

As 200 mil pós-larvas beneficiaram 70 piscicultores, os kits de mudas de citros beneficiaram 50 agricultores familiares e as redes de panagens de pesca beneficiaram 3 Associações de pescadores.

"Eu agradeço muito. Não só eu, como todos os sócios da associação também vão se sentir muito felizes, por estar recebendo esse kit de motor rabeta e malhadeira para pesca de pirarucu. É um grande privilégio receber isso do governo", disse o pescador artesanal, Francisco Juscelino, da Comunidade São José da Fortaleza.

Participaram do evento, o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo; o diretor técnico do Idam, Radson Alves, o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim; o prefeito de Coari, keitton Pinheiro; e vereadores do município.

Semana Agroambiental- É um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Coari, que acontece de quarta-feira a sexta-feira (16 a 18/03), com o objetivo de disseminar as questões do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, buscando envolver toda comunidade coariense, por meio de cursos e palestras.

 

FOTOS: Emerson Martins/Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.