Sepror reúne com 15 lideranças indígenas de três municípios do Rio Negro


 
Representantes de seis etnias formulam proposta de cooperação técnica com o Sistema Sepror

O titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Junior, recebeu 15 representantes de seis etnias indígenas do Amazonas. A reunião aconteceu na sede da Sepror, na quinta-feira (17/02). Os indígenas, dos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, localizados na microrregião do Rio Negro, apresentaram uma pauta de reivindicações para o setor primário, destacando a proposta de um acordo de cooperação técnica com o Sistema Sepror.

À frente do grupo estava o presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Marivelton Rodrigues Barroso, da etnia Baré. Participaram também do encontro representantes da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Sobre a propositura, Petrucio Magalhães, determinou à Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), a realização de estudos para formulação de minuta de acordo de cooperação técnica, entre todas as entidades representativas das etnias Baré, Tukano, Dessana, Baniwa, Tariana, Piratapuia, com o Sistema Sepror.

“Estamos aqui trazendo demandas para melhorias do território do Rio Negro em suas diversas calhas, para uma melhor participação na pauta do estado. Para alcançar estes objetivos, queremos somar esforços através desta pauta que é extensa, mas acreditamos exequível dentro dos limites que se impõe nossa realidade pós-pandemia”, disse Marivelton Barroso.

“A Sepror assumiu hoje compromissos que que são de grande importância para as comunidades indígenas do Rio Negro, região que tem recebido permanente atenção do governador Wilson Lima. Nossas portas estão abertas a todas as comunidades indígenas. Vamos unir nossas equipes e trabalhar para viabilizar o que estiver ao nosso alcance”, disse Petrucio.

Propostas – A pauta apresentada à Sepror pela Foirn, visando mais melhorias para os agricultores familiares indígenas, pede aumento do número de extensionistas rurais indígenas na região; assim como de extensionistas sociais; e perfuração de poços artesianos nas áreas rurais; barracas padronizadas para feiras de agricultores; veículo para transporte de produção agrícola; casas de farinha, sementes, mudas frutíferas; e recuperação de vicinais.

O pedido de expansão do Programa Alimenta Brasil (PAB) para atendimento a mais produtores familiares indígenas, via governos federal, estadual e municipal, também entrou na pauta do encontro, tendo o titular da Sepror decidido colocar equipes de apoio na orientação dos interessados, para que preencham todos os requisitos necessários e possam ser habilitados a participar em maior número do PAB.

A proposta envolve a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, suas cinco coordenadorias regionais e 65 associações filiadas, as quais foram representadas pelo grupo que participou do encontro. Ao todo são 750 comunidades indígenas do Rio Negro. Mais de 50 mil indígenas.

FOTOS: Jhota Mendonca / Sepror



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.